Álex Márquez ficou com o último ponto do GP da Austrália de MotoGP, ao cortar a meta no 15.º posto. Foi uma corrida que começou logo de forma negativa para o piloto da Gresini, com um contacto com Jack Miller (Red Bull KTM) que o atrasou. Depois, teve de cumprir uma penalização de Long Lap que o voltou a atrasar.
Sobre o toque com Miller, o espanhol comentou: ‘O meu plano era fazer um bom arranque, e fi-lo. Mas depois, na primeira curva, senti um toque na traseira, o meu fato de competição está cheio de borracha. É um incidente de corrida, a primeira curva é sempre assim’.
Para além das contrariedades, Márquez também não teve as sensações ideais, como referiu: ‘Eu estava em último, recuperei duas ou três posições, fiz a Long Lap, estava em último outra vez… portanto, foi difícil. Eu não encontrei a sensação que queria. Começámos o fim de semana muito bem, e ficámos um bocado presos nesse nível’.
O #73 também sentiu dificuldades com o asfalto novo de Phillip Island, para além de ter a confiança algo afetada por incidentes recentes: ‘Eu tive outra vez algumas dificuldades com o novo asfalto. A traseira estava a empurrar a dianteira, e eu não fui capaz de ter essa sensação. Talvez precisemos de modificar mais a moto quando há um novo asfalto. Precisamos de ver o que está a acontecer exatamente. Mas estamos perto de dar esse passo em frente outra vez. Quando vens de muitas quedas, como em Misano 1, Aragão, Indonésia, não é fácil obter a confiança numa moto de MotoGP’.