Na semana em que a marca BLITZ celebra 40 anos de existência, o convidado do podcast Posto Emissor é Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa, proprietária da BLITZ. O responsável máximo pelo maior grupo de media em Portugal fala sobre a sua paixão pela música e os tempos em que, nas páginas da BLITZ, escreveu sobre os concertos da sua vida.

Sobre a sua estreia em grandes concertos, recorda: “O primeiro concerto a que eu fui foi o dos Dire Straits em Alvalade [a 16 de maio de 1992]. Nem sequer fui eu que escolhi, levaram-me e eu decidi também dizer que sim, que gostava de ir.”

No desfilar de memórias musicais, Francisco Pedro Balsemão refere também o primeiro disco que comprou. “O que me lembro de querer muito comprar, foi o ‘Use Your Illusion 2’, do Guns N' Roses… acho que foi esse. Não quer dizer que antes desse não tivesse discos lá em casa, mas [esses] não foram [comprados] com o meu dinheiro.”

A sua relação com a BLITZ, título adquirido pelo pai, Francisco Pinto Balsemão, no início dos anos 90 (ainda em formato jornal), primeiro como leitor e depois como colunista (assinou durante vários anos uma rubrica mensal na revista sobre os concertos que mais o marcaram), foi também tema de conversa. Discutiu-se ainda o presente e o futuro da mais importante marca de informação sobre música em Portugal, que passará, no plano imediato, por uma revista especial de 132 páginas que chega às bancas a 29 de novembro (onde, com a ajuda de um júri composto por centenas de personalidades, se divulgará a eleição dos 40 melhores álbuns da música portuguesa dos últimos 40 anos) e uma grande festa da música portuguesa na Meo Arena, em Lisboa, a 12 de dezembro, com atuações de Xutos & Pontapés, Gisela João, Capitão Fausto e MARO.