Certamente já ouviu falar em "nepotismo" ou no famoso termo em inglês 'nepo baby'. Esta expressão muito utilizada no universo de Hollywood (mas não só) refere-se aos filhos/as de celebridades que, graças ao estatuto dos pais, alcançaram a fama. Zoë Kravitz, Lily Collins, Brooklyn Beckham, Tracee Ellis Ross, Jane Fonda ou Scott Eastwood são alguns desses exemplos. Mas e um 'nope baby', o que é?
Ser filho/a de uma celebridade mundialmente conhecida por ter as suas vantagens, mas também pode ser um fardo que se carrega para a vida toda. Enquanto uns exibem orgulhosamente o seu apelido de família, outros mal podem esperar por atingir a idade adulta e verem-se livre dele.
Um 'nope baby', termo cunhado pelo The Guardian, são todos aqueles que nasceram no seio de uma família conhecida, mas que querem a todo custo afastar-se desse legado. Ou porque querem traçar o seu próprio caminho sem serem beneficiados ou porque um dos seus familiares é "facilmente detestável".
De Hollywood à realeza
O caso mais recente envolve o magnata da Tesla e Space X e a sua filha. Quando nasceu foi registada com o nome de 'Xavier', mas agora quer se reconhecida como 'Vivian'. O seu pai, Elon Musk, expôs publicamente a sua indignação com a mudança de sexo da filha que diz ter sido realizada sem o seu consentimento.
Em entrevista ao jornal norte-americano The DailyWire, chegou a afirmar que o seu filho Xavier "estava morto" e que tinha sido vítima do "vírus woke". Vivian Jenna Wilson quebrou o silêncio através das redes sociais e revelou que o pai assinou, de livre vontade, todos os documentos autorizando os tratamentos médicos.
Dois anos antes, na época com 18 anos, a jovem entrou com um pedido para mudar o seu nome alegando que não queria ter "qualquer tipo de parentesco" com o pai biológico.
Mas como esta família 'problemática' existem outras tantas. Outro caso bem conhecido é a família Jolie-Pitt que resultou da união entre dois atores bem conhecidos. O divórcio entre Angelina Jolie e Brad Pitt e as consecutivas acusações de violência doméstica contra o ator, levou alguns dos filhos do casal abandonar o pesado sobrenome "Pitt".
A família real britânica também não escapa ao "clube das famílias polémicas". Há quatro anos, os duques de Sussex anunciaram que iriam abdicar das funções que desempenhavam.
Filho da emblemática Princesa Diana e do Rei Carlos III, o Príncipe Harry conseguiu atrair todas as atenções para a família mais conhecida do mundo - e fazer crescer ainda mais o seu estatuto de 'nepo/nope baby'.
Reconhecimento? Sim, mas por mérito próprio
Adotar um outro apelido pode ser apenas uma questão artística. Um desses principais exemplos é o ator norte-americano Nicolas Cage. Ou será Nicolas Coppola?
Esta cara bem conhecida de Hollywood pertence a uma das famílias mais emblemáticas do cinema mundial ao ser sobrinho do aclamado diretor Francis Ford Coppola e primo direito de Sofia Coppola.
Ainda que a sua relação com a família não esteja marcada por polémicas, Nicolas Cage tentou a todo o custo afastar-se da fama de 'nepo baby' para tentar construir uma carreira do zero.