A rainha Letizia perdeu ‘lugar’ para a filha mais velha e futura monarca de Espanha, Leonor. E tudo porque a herdeira foi considerada pela imprensa francesa “a melhor embaixadora de Felipe VI”.
A definição foi dada pela revista ‘Paris Match’, e com um espaço de tempo de apenas duas semanas desde que Letizia deixou Paris, onde esteve a acompanhar os atletas paralímpicos espanhóis, tendo sido, aliás, o único membro da casa real espanhola a marcar presença.
“A princesa Leonor cumpre com naturalidade todos os seus deveres”, garantiu a revista francesa, acrescentando: “Chegou o momento de Leonor de Borbón y Ortiz, a futura monarca de Espanha, tomar as rédeas”.
Desejo de ver Leonor no papel de rainha?
“Leonor será a primeira mulher a subir ao trono espanhol desde Isabel II em 1833. O desafio é grande, as expectativas imensas, sobretudo por parte de um povo queimado ao longo dos anos pelas polémicas de Juan Carlos I. Felipe VI conseguiu certamente restaurar a imagem e a integridade da monarquia, mas sem reacender o fervor. Uma vez rainha, Leonor terá de continuar o trabalho empreendido pelo seu pai, reavivar a aura da família real e uni-la em torno de uma coroa mais estável. Uma aposta para a qual se está a preparar muito bem”, notaram ainda.
Note-se que a mesma fonte, aquando a visita da princesa a Lisboa já notara: “Um sucesso. Ela pode ter-se sentido um pouco sozinha, tão jovem, no meio de todos aqueles senhores velhos e experientes, mas a debutante não deixou transparecer nada”
A discussão entre Letízia e a sogra
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters & Shutterstock e Casa Real de Espanha
Leia ainda: Revelada a alcunha indelicada dada a Letizia pelo sogro Juan Carlos