É a primeira viagem internacional de Carlos III em meses devido ao facto de se encontrar a lutar contra um cancro nos testículos, algo que leva a que haja um controlo apertado em relação às movimentações do monarca. Contudo, a visita à Austrália parece estar a correr pior do que se espectava…

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, momentos após o marido de Camilla ter discursado no parlamento, a senadora aborígene Lidia Thorpe, que já tinha, em 2022, descrito Isabel II como "colonizadora", insurgiu-se contra Carlos III, afirmando que este não era o seu rei e acusando-o de genocídio (mas não só!).

Carlos III faz raro comentário sobre os últimos dias da mãe, Isabel II


"[Você] não é o nosso rei, não é soberano. Cometeu genocídio contra o nosso povo. Devolva-nos a nossa terra. Devolva-nos o que nos roubaram. Os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo. Destruiu a nossa terra. Dê-nos um tratado, queremos um tratado neste país. Esta não é a sua terra. [Você] não é o meu rei", gritou Lidia Thorpe.

Imediatamente, o protesto resultou na intervenção de seguranças, que agarraram a senadora e levaram-na até ao exterior da sala. Nesse preciso momento a tensão elevou-se e Lidia Thorpe não se calou: "Que se f**** as colónias", acrescentou, por fim, a senadora independente de Victoria.

Carlos III como nunca o viu! Rei dança ao som de música samoana


Veja o vídeo abaixo:

De recordar que esta é a primeira visita oficial de Carlos III à Austrália desde que se tornou rei de Inglaterra, após a morte da rainha Isabel II, em setembro de 2022. A presença acontece num momento em que o monarca pretende reforçar o apoio à monarquia no país e no estrangeiro.