A Honda NS250F/NS250R, desenvolvida em simultâneo com a sua homóloga de competição está a fazer furor, com esta segunda incursão da marca japonesa no segmento de motos de 2 tempos para estrada, após o lançamento do modelo MB50 de 50cc em 1979.
Contrariamente ao que se poderia esperar, a NS250F/NS250R não é uma mera réplica de uma moto de competição, mas sim um projeto inovador que desafia as convenções estabelecidas pelos fabricantes tradicionais de motores de 2 tempos.
A Honda optou por uma abordagem ousada ao desenvolver um motor V-twin de 90°, uma configuração raramente vista em motos de 2 tempos. Esta decisão foi tomada para contornar os problemas de interferência entre os canais de admissão de cilindros adjacentes, típicos dos motores de 2 tempos.
O desenvolvimento simultâneo da versão de estrada e de competição permitiu à Honda otimizar o desempenho e a fiabilidade do motor, aproveitando as lições aprendidas nas pistas para melhorar o modelo de produção.
Esta estratégia inovadora demonstra a determinação da Honda em estabelecer-se como um forte concorrente no mercado de motos desportivas de 2 tempos, apostando na sua própria experiência e métodos de engenharia para criar uma vantagem única no segmento.
A NS250F/NS250R promete ser uma moto desportiva de estrada emocionante e tecnologicamente avançada, que poderá redefinir as expectativas dos motociclistas em relação às motos de 2 tempos modernas.