A Ducati lançou oficialmente a Panigale V2 e a Streetfighter V2, que se estreiam na EICMA. Têm o novo motor V2, tratando-se as motos mais leves de sempre do construtor de Borgo Panigale.

Ambas as motos estarão disponíveis em Ducati Red, com a Panigale V2 (e V2 S) a chegar no fim de janeiro, e a Streetfighter V2 (e V2 S) disponível no fim de março de 2025.

Novo motor V2

As duas motos têm o mesmo motor: é o novo V2 A 90º com temporização variável para as válvulas de admissão, cumpridor das normas de emissões Euro 5+. Tem 890 centímetros cúbicos de cilindrada e é capaz de debitar 120 cv de potência. Ao mesmo tempo, há uma versão limitada a 35 kW apta a condutores com carta de condução A2.

Este é o motor de dois cilindros que a Ducati já produziu, e é possível acrescentar um escape de competição opcional – com o qual a potência aumenta para 126 cv. Há três modos de potência: High, Medium e Low (95 cv).

Quadro eficiente

O quadro é igualmente comum a estas duas novas motos de Borgo Panigale. É um monocoque leve e eficiente, que usa o motor como elemento de rigidez. O duplo braço oscilante está baseado no design do Hollow Symmetrical Swingarm que se pode encontrar na Panigale V4.

O sistema de suspensões é totalmente ajustável, com forquilhas Marzocchi na frente e amortecedores Kayaba atrás. Nas versões V2 S, cada uma destas motos utilizam forquilhas e amortecedores da Öhlins. O braço oscilante da Streetfighter V2 é 30 milímetros mais longo do que o da Panigale V2, tendo também um amortecedor de direção Sachs de série.

Por outro lado, o sistema de travagem tem dois discos semi-flutuantes e pinças radiais monobloco M50 da Brembo à frente, e atrás há disco e pinça de dois êmbolos. Há Bosch Cornering ABS em ambas as rodas.

Eletrónica

A plataforma inercial IMU de seis eixos é a mesma nestas duas motos, suportando o conjunto de eletrónica que incrementa a segurança em estrada e em pista.

lém do já referido Cornering ABS (com função slide-by-brake), há controlo de tração Ducati Traction Control, controlo de cavalinho Ducati Wheelie Control, controlo do travão motor, bem como o novo Ducati Quick Shift 2.0 usado também pela Panigale V4.

Todos estes são equipamentos de série, enquanto as versões S têm ainda Ducati Power Launch e Pit Limiter. A bordo, há um painel de instrumentos que é o novo ecrã TFT de cinco polegadas, com interface de utilizador baseado no infomode derivado do da Panigale V4. O condutor pode escolher entre três modos de visualização (Road, Road Pro e Track).

Há igualmente quatro modos de condução pré-definidos (Race, Sport, Road e Wet), que podem ser modificados pelo condutor para os controlos e para a resposta do motor.

Ducati Panigale V2

A Ducati Panigale V2 foi concebida do zero, sendo uma transição nas bicilíndricas desportivas do construtor. O design é inspirado no da Panigale V4, com linhas altas e limpas. Esta é a Panigale mais leve de sempre, pesando 179 kg (176 kg na versão S).

No interior da carenagem, há um sistema de ventilação passiva, que canaliza o ar fresco para o condutor e afasta o ar quente do radiador. A parte frontal tem o farol full-LED com dupla luz diurna, conferindo um visual idêntico ao a Panigale V4 apresentada este verão.

O depósito foi concebido para apoiar o condutor em condução desportiva, sendo o triângulo económico elaborado no sentido de reduzir a carga nos pulsos. A parte traseira também tem um estilo que remete para a Panigale V4, mas igualmente a 916, como o farol traseiro full-LED dividido em duas partes ou o escape que termina em dois silenciadores sob o assento. As jantes de raios com perfil Y reinterpretam o visual de três raios da Marchesini.

Ducati Streetfighter V2

Como naked que é, a Ducati Streetfighter V2 recebeu a Fight Formula, com alto desempenho em circuito. O guiador é largo e alto, e não há uma carenagem. Trata-se da Streetfighter mais leve de sempre, pesando 178 kg (175 kg na versão S).

A moto é ágil, estável e rigorosa, com um espírito e alto desempenho de pista, mas também agradável e divertida na estrada e no uso diário. As massas centram-se na frente, que tem um visual renovado com os faróis full-LED e a luz diurna.

O depósito de combustível, o assento e a traseira com carenagem, tal como as jantes de liga leve, são partilhados com a Panigale V2.