O que é o microbioma e a microbiota intestinal?
A microbiota intestinal refere-se à comunidade de micro-organismos que habitam no intestino, especificamente no intestino grosso, incluindo bactérias, fungos e outros micro-organismos que formam um ecossistema dentro do nosso corpo. O microbioma é o conjunto completo dos micro-organismos juntamente com os seus genes. A microbiota intestinal desempenha várias funções para a nossa saúde, como a digestão de certos alimentos, regulação do sistema imunitário e hormonal, produção de enzimas, vitaminas e outros compostos que têm efeitos benéficos para a saúde, entre muitas outras.
O que pode provocar desequilíbrios?
Existem várias razões que podem originar os desequilíbrios na microbiota intestinal ou disbiose, nomeadamente:
– A utilização de antibióticos, já que eliminam bactérias patogénicas mas também as bactérias benéficas da microbiota intestinal, resultando em disbiose.
-Uma alimentação baixa em fibras, uma vez que, a fibra serve de alimento para as bactérias benéficas. Se ingerirmos pouca quantidade pode existir uma diminuição das bactérias benéficas do intestino e, consequentemente, disbiose.
– Uma alimentação rica em alimentos processados, açúcares, aditivos e adoçantes artificiais pode promover o crescimento de bactérias prejudiciais e, assim, prejudicar a nossa saúde.
– Stresse, já que pode interferir com o volume e diversidade da microbiota intestinal e afetar a comunicação entre o intestino e o cérebro.
– Estilo de vida: a falta de sono, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool podem desequilibrar a microbiota intestinal.
E que doenças provocam esses desequilíbrios?
Embora a relação entre estes desequilíbrios e a saúde (ou a falta dela) ainda esteja a ser pesquisada, já existem bastantes evidências que isto tem um papel importante no desenvolvimento ou no agravamento de certas doenças, nomeadamente, doenças inflamatórias intestinais (doença de Chron, colite ulcerosa), obesidade, diabetes, depressão, ansiedade, alergias, condições gastrointestinais (síndrome do intestino irritável, obstipação, inchaço, diarreia).
No seu livro fala num plano de 28 dias para uma barriga feliz. Não contando tudo, como é óbvio, mas o que gostaria de destacar desse plano?
Este livro é toda uma recuperação intestinal onde abordamos todos os temas falados acima: a importância da microbiota intestinal, que fatores podem desequilibrá-la, como melhorar, focando em aspetos como alimentação, sono, exercício físico, jejum, stresse, etc. Inclui imensas dicas de como melhorar estes fatores e também dicas específicas sintoma a sintoma para que seja uma bíblia da saúde intestinal. Neste livro faço todo um plano de melhoria da saúde intestinal e ainda inclui imensas receitas para ajudar a colocar este plano em prática. Está dividido em quatro fases: a preparação, a limpeza, a introdução de bactérias e a reintrodução alimentar para que a pessoa vá colocando em prática todas as dicas ao seu ritmo.
E é acessível a qualquer pessoa?
Só não recomendo que seja feito por mulheres grávidas e a amamentar. De resto, toda a gente pode fazer. Claro que as pessoas podem fazer algum ajuste que seja necessário conforme a situação da pessoa, nomeadamente, se a pessoa tiver restrições alimentares ou de estilo de vida que impeçam certas coisas.