A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) está a disponibilizar um apoio psicológico dirigido a doentes hemato-oncológicos que se encontrem numa situação de fragilidade socioeconómica. Esta iniciativa, promovida pela APCL com o apoio da Abbvie, tem como objetivo ajudar cerca de dez doentes hemato-oncológicos – até dez sessões por doente por ano.

“Pretendemos ajudar os doentes hemato-oncológicos mais desfavorecidos a receber um apoio fundamental para o seu processo de tratamento ou recuperação. Acreditamos que este acompanhamento psicológico terá um impacto positivo na forma como encaram e lidam com a doença”, refere Manuel Abecasis, presidente da APCL.

No âmbito deste projeto, a APCL está a colaborar com Andreia Cardoso, psicóloga com consultório em Almada. As consultas podem ser online ou presenciais. O apoio psicológico, disponibilizado de forma gratuita a doentes com leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou síndromes mielodisplásicas, já se encontra disponível e pode ser solicitado à APCL pelas assistentes sociais dos vários serviços de hematologia do país.

A APCL tem como missão contribuir, a nível nacional, para aumentar a eficácia do tratamento das Leucemias e outras neoplasias hematológicas afins, apoiando as famílias e doentes mais necessitados. No âmbito deste compromisso, um dos objetivos da Associação passa por fornecer apoio que permita melhorar a qualidade de vida de doentes hemato-oncológicos e das suas famílias.

Notícia relacionada

Habitantes de Loures já têm uma unidade de saúde mental comunitária