De acordo com uma nota divulgada pela APDP, 90% das pessoas com diabetes podem ser alvo de complicações na saúde oral causadas pela falta de regularidade no acompanhamento da doença. Um estudo publicado na Revista Portuguesa de Diabetes evidencia que existe uma maior prevalência de patologias orais em indivíduos com a diabetes não controlada, evidenciando a importância de um maior controlo da diabetes para uma boca mais saudável. Além disso, também a prevenção de doenças orais pode ajudar a controlar a doença.
A APDP revela que as patologias orais mais comuns em doentes diabéticos são a periodontite e a gengivite, sendo também estas as que mais se relacionam com o agravamento do controlo da doença.
José Manuel Boavida, presidente da APDP, afirma que “é extremamente importante cuidar da saúde oral em pessoas com diabetes porque ajuda a prevenir as doenças da boca e ajuda a manter um bom controlo da diabetes”. “Quando falamos de saúde oral, precisamos de apostar na prevenção e na educação sobre higiene oral, para além dos exames regulares, que são cruciais. Quem vive com diabetes deve sempre privilegiar o seu controlo, que é aquilo que lhes permite evitar muitas das complicações”, conclui.
A associação destaca ainda a importância do papel do higienista oral na prevenção das doenças da boca, especialmente das gengivites e da limpeza da boca.
CG/COMUNICADO
Notícia relacionada
Registo Nacional de doentes portadores de Diabetes Mellitus na sua forma infanto-juvenil