A associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG) realiza no dia 28 de maio, domingo, entre as 16h30 e as 18h30 horas, o espetáculo solidário Art’Alegria – MOG – Juntos somos mais fortes para dar voz ao cancro do ovário! -, no Teatro A Barraca. Os bilhetes podem ser adquiridos mediante doação à MOG (15 euros), através do email gala@mogportugal.pt e ou por MBWAY, para o número 961 857 171.
Os artistas Ana Lains, Carlos Alberto Moniz e Fernando Tordo dão voz ao espetáculo, com Paulo Loureiro no teclado, que junta ainda nomes como Maria do Céu Guerra, Ana Zanatti, Eládio Clímaco e Sofia Aparício. O estilista lusoamericano António da Silva contribui também para a causa através da apresentação de modelos exclusivos.
“Esta ação tem como objetivo sensibilizar a população para este cancro silencioso e mortal. Queremos ainda incentivar as mulheres a estarem atentas ao seu corpo. Esta doença não pode ser desvalorizada”, alerta Cláudia Fraga, presidente da MOG.
O cancro do ovário é, nas mulheres, o 7.º mais frequente e a 5.ª causa de morte por cancro. Não existe um registo nacional no que diz respeito ao cancro do ovário, mas estima-se que tenham sido diagnosticados 560 novos casos em 2020.
A taxa de sobrevivência de cinco anos é inferior a 50%, sendo que mais de 80% dos casos são diagnosticados numa fase avançada. Nestes, o prognóstico é mais reservado, uma vez que já apresentam metástases para outros órgãos. É por isso crucial a realização de um diagnóstico atempado e adoção do tratamento adequado.
Notícia relacionada
Cancro do ovário. “Após o diagnóstico, a alimentação não cura o cancro, mas é uma aliada”