A iniciativa que será realizada na FMUP “pretende criar um espaço para o diálogo e a inovação, explorando parcerias estratégicas”, pode ler-se em comunicado. Vários profissionais de saúde e especialistas em tecnologia de saúde vão estar reunidos para debater os desafios da transformação digital, bem como as potencialidades da inteligência artificial e da investigação biomédica, entre outros temas.
Nuno Vale, professor da FMUP e um dos responsáveis pelo evento, afirma que “é hoje consensual a necessidade urgente de uma transformação digital que acompanhe a investigação ou inovação, e que de certo modo possa responder às expectativas de saúde das populações e de promover uma prática clínica eficiente”.
Acrescenta ainda: “estamos conscientes de que, atualmente, o sector da saúde requer profissionais cada vez mais criativos e aptos a responder adequadamente a desafios globais como o envelhecimento e a sustentabilidade. Mas também sabemos da carência de profissionais com formação multidisciplinar, com conhecimentos e vivência em saúde, informática, ciência de dados e gestão de inovação”.
No sentido de debater estas preocupações, o programa vai arrancar com o oitavo encontro “Gestão da Mudança nas Organizações de Saúde”, com oportunidade para visitar o Health Innovation Village, uma exposição que explora “soluções inovadoras de cuidados de saúde”, escreve a FMUP. Durante a tarde, decorrerá em paralelo o debate “Think Thank SNS de Contas Certas”, em que serão “realizadas e discutidas propostas para a otimização dos recursos e estratégias de sustentabilidade”.
No dia 29, o encontro vai incluir a discussão de temas na área da saúde digital, desde logo, “Análise de dados e Inteligência Artificial em Saúde”, “Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde”, “Sistemas de Informação em Saúde” e “Investigação Biomédica e Bioinformática”. O intuito será auscultar e debater as necessidades do setor e as aptidões prioritárias.
Ainda neste dia, vão participar enquanto oradores, alguns nomes do panorama da saúde em Portugal, como Luís Menezes (Unilabs), Isabel Vaz (Luz Saúde), José Bastos (Knok Healthcare) e António Parada (FairJourney Biologics). Já em representação da academia, estarão Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, José Castro Lopes, vice-reitor da U.Porto, entre outros professores e investigadores da FMUP.
O último dia do encontro vai dar ênfase aos líderes de opinião em saúde digital. Os participantes vão abordar temas como “Redes Sociais e Saúde em Portugal”, “Ensino e Formação, Investigação e Cuidados de Saúde”, e “Saúde Pública, Políticas de Saúde e Marketing”.
CG
Notícia relacionada
Estudo da FMUP mostra que pessoas com doenças autoimunes têm receio de vacinas