Tempo de verão é inevitavelmente, para a maioria da população, sinónimo de praia. Um dos hábitos mais comuns, há vários anos, é comer uma bola de Berlim. Este doce, conhecido por saber melhor na praia, acarreta, contudo, alguns cuidados a ter-se em termos de saúde oral.

A clínica Impress, de Saúde Oral, lançou um comunicado a alertar os veraneantes para os cuidados que devem ter ao comer este doce, cujo recheio é cada vez mais diversificado. “Tradicionalmente cobertas com açúcar, este pequeno doce tradicional conforta o estômago e o coração, mas, quando consumidas em excesso, pode ter efeitos significativos na saúde oral”, pode ler-se no comunicado. Deixa assim algumas dicas:

1. Incluir as Bolas de Berlim nas refeições
A melhor hora para comer uma bola de Berlim é durante as refeições, porque há um aumento da produção de saliva, que ajuda a remover as partículas de alimentos e a neutralizar os ácidos da boca, reduzindo o impacto nos dentes.

2. Escolher alternativas com menos açúcar
Bolas de Berlim há muitas e para todos os gostos. Depois das clássicas com e sem creme, surgem agora alternativas como massa de alfarroba ou outras opções menos “açucaradas”.

3. Higienizar a boca e mascar pastilha sem açúcar
Para quem usa aparelho fixo, comer uma bola de Berlim pode ser um desafio, não existindo depois forma de lavar os dentes, mas para quem utiliza alinhadores invisíveis, basta tirá-los e voltar a colocá-los. A chave para garantir uma limpeza da boca após comer bolas de Berlim na praia, onde não se pode lavar os dentes, consiste em mascar pastilha elástica, preferencialmente sem açúcar, para poder estimular a produção de saliva e ajudar a neutralizar os ácidos na boca.

SO