Estas podem ser prevenidas através do controlo dos fatores de risco cardiovasculares, que podem ser classificados em dois tipos: modificáveis e não modificáveis. Os primeiros são aqueles em que, numa perspetiva de prevenção, podemos intervir e corrigir. Incluem a alimentação, o tabagismo, a inatividade física, o consumo excessivo de álcool, a hipertensão arterial, colesterol elevado, a diabetes e a obesidade. Já os fatores de risco não modificáveis, não são passíveis de intervenção. Dizem respeito à idade, ao sexo e à história pessoal e familiar de doença cardiovascular.
A manutenção de um estilo de vida saudável é sem dúvida um dos principais fatores que contribui para a prevenção destas doenças. Contudo, a modificação de hábitos é possivelmente um dos maiores desafios que se podem enfrentar. Mas afinal, o que podemos mudar no nosso dia-a-dia para prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares?
- Praticar atividade física regular – Recomenda-se a prática de 30 a 60 minutos de exercício físico por dia;
- Optar por uma alimentação equilibrada e variada – Preferir o consumo de frutas, legumes, carnes brancas, peixe e frutos secos. Evitar alimentos ricos em gordura, açúcar, sal e reduzir o consumo de carnes vermelhas e produtos processados;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não fumar – Peça ajuda ao seu médico de família caso pretenda deixar de fumar;
- Manter vigilância com o Médico de Família para prevenção e tratamento adequado de doenças como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso ou obesidade. No caso de ter alguma destas doenças, cumpra a medicação e recomendações que o seu médico sugeriu.
Não devemos desvalorizar o importante papel que o estilo de vida saudável tem na prevenção de doenças que aumentam o risco de eventos cardiovasculares, tais como o enfarte agudo do miocárdio (“ataque cardíaco”) ou o acidente vascular cerebral (AVC).
Agora que já sabe como ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares e a melhorar a sua qualidade de vida, não perca tempo! Caso precise de ajuda para começar ou tenha alguma dúvida, contacte o seu Médico!
Cristina Pais
Médica interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar do
ACES Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte – USF Vale do Vouga
Notícia relacionada