Entre os dias 10 a 13 de outubro, a comunidade é convidada a participar em workshops de promoção da saúde mental, destinados a colaboradores, voluntários, alunos, famílias apoiadas pelos serviços sociais, utentes do centro de dia e do serviço de apoio domiciliário, pais e encarregados de educação.
No dia 14 de outubro decorrerá um evento destinado a toda a comunidade e a profissionais na área da saúde mental, estando em debate temas como a saúde mental na infância e juventude, a saúde mental no contexto da família e também na idade ativa.
Farão parte das sessões especialistas das áreas da Psiquiatria e Psicologia, e também oradores que vão fornecer o seu testemunho pessoal sobre esta temática. Os painéis vão ser moderados por uma jurista, uma jornalista e uma apresentadora de televisão.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), “15% das pessoas adultas em idade ativa vão ter um problema de saúde psicológica em algum momento das suas vidas”, sendo os mais comuns o stresse, a depressão e a ansiedade, para além de que “10 a 20% dos jovens têm doença mental e 20% dos portugueses sofrem de uma doença psicológica”.
De acordo com um estudo divulgado em maio deste ano, “três em cada 10 portugueses já foram diagnosticados com depressão, um problema ao qual o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não consegue dar resposta atempada”.
Face a esta problemática, o Padre Paulo Malícia, presidente do CPE, afirma que “não pudemos ficar indiferentes ao impacto que os problemas de saúde mental estão a ter na nossa população”. Por esse motivo, foi criado “o projeto ‘FundaMental‘, com os objetivos de: promover a saúde mental e o bem-estar, divulgar e fortalecer ações preventivas e dinamizar um espaço para troca de experiências e debate público”.
CG
Notícia relacionada
Portugal recebe projeto europeu para promoção da saúde mental de crianças e jovens