Inês Braga, médica interna do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga, apresentou os resultados clínicos e de desempenho da equipa de Cirurgia Pediátrica que dizem respeito a uma técnica inovadora de reparação de hérnia inguinal sem cicatriz, submetida a mil crianças.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Hospital de Braga, durante uma década esta técnica foi implementada, desenvolvida, aperfeiçoada e divulgada pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica. Jorge Correia-Pinto, diretor do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga afirma que a técnica representa “um marco no avanço da cirurgia para os mais pequenos e estabelece novos padrões de excelência para o tratamento da hérnia inguinal na criança”.

O segundo prémio foi atribuído à apresentação do caso clínico de uma criança portadora de uma rara malformação das vias biliares. “A abordagem laparoscópica, realizada por uma equipa multidisciplinar, foi destacada no vídeo editado por Sofia Martinho, médica interna no Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga. O caso apresentado sublinha os benefícios da abordagem inovadora, que resulta da colaboração sinérgica entre diversas especialidades, representando um avanço significativo no tratamento de malformações biliares em crianças”, revela o comunicado.

O hospital salienta ainda que “as duas distinções são testemunho da dedicação contínua do serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga com a excelência e cuidado dedicado aos utentes”, reforçando “o compromisso na promoção do avanço da Cirurgia Pediátrica, a procura constante por métodos cada vez menos invasivos nos procedimentos cirúrgicos em pediatria, e a liderança e inovação nesta área”.

CG

Notícia relacionada

Transporte Inter-hospitalar Pediátrico transportou mais de mil crianças até outubro