Segundo David Pina Trincão, “a Imunoalergologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças alérgicas e das doenças do sistema imunitário, pelo que a sua prática clínica envolve patologias de vários órgãos e sistemas”.

O trabalho do especialista envolve a otimização do diagnóstico e tratamento da alergia alimentar, bem como da farmacológica, com especial ênfase para a elaboração de protocolos de dessensibilização, pode ler-se em comunicado divulgado.

Além disso, o médico tem ainda desempenhado uma participação multidisciplinar em casos complexos de imunodeficiência primária e tem colaborado com outros profissionais de modo a promover a sensibilização e educação para as condições imunoalérgicas. “As suas principais áreas de intervenção abrangem a investigação e gestão da alergia respiratória, cutânea, alimentar e medicamentosa, bem como, os erros inatos de imunidade”, refere o comunicado.

Para já, o especialista tem colaborado apenas com o serviço de Pneumologia, mas pretende-se que a sua atividade seja alargada aos restantes serviços clínicos.

“Pretendo continuar a desenvolver protocolos inovadores, promover a educação sobre estas condições e colaborar estreitamente com os diversos serviços do hospital para proporcionar o melhor cuidado aos nossos doentes. O meu objetivo é contribuir para a evolução contínua da Imunoalergologia no contexto hospitalar e na comunidade em geral”, conclui David Pina Trincão.

CG

Notícia relacionada

Imunoalergologia. “A distribuição dos recursos revela que não existe equidade”