O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) tem uma plataforma para informar o público geral, “em linguagem simples”, sobre a finalidade dos ensaios clínicos e a forma como são realizados.
“INVICTUS: Patient-Centric INitiative for Voluntary Inclusion in Clinical Trials” é o nome do projeto. O objetivo passa por se “desmistificar preconceitos e receios, bem como sensibilizar as pessoas para a importância e segurança desta atividade”, afirma João Massano, coordenador do Centro de Investigação e Ensaios Clínicos.
O responsável realça que os ensaios clínicos são “fundamentais” para desenvolver e trazer novas terapêuticas. “Eles são o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras.”
O CHUSJ indica que “todos os processos são planeados, implementados, avaliados e auditados de forma rigorosa, de forma a minimizar os riscos gerados pela exposição humana ao produto experimental, maximizando simultaneamente a probabilidade de eficácia clínica”.
Atualmente, estão ativos 92 ensaios clínicos no centro hospitalar, mas pretende-se duplicar este número. “Mas, para isso, precisamos de simplificar o acesso dos utentes a estes ensaios; não só para potenciar a inovação disponível no hospital, mas também numa lógica de promoção da literacia em saúde”, afirma Maria João Baptista, Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ.
Os interessados podem ter acesso a mais informações no site do CHUSJ e na app mySãoJoão .
Texto: Maria João Garcia
Notícia relacionada