O Instituto de Patologia Molecular e Imunologia da Universidade do Porto (Ipatimup) foi o vencedor do prémio mundial “Precision Oncology Patient Innovation Awards” (POPIA) de 2023. O instituto tem por objetivo estudar as causas e evolução das doenças oncológicas e, assim, contribuir para a eficiência do tratamento nos cuidados oncológicos da população portuguesa e mundial.

O valor da bolsa oferecida pela Bayer, que ronda os 47 mil euros, irá apoiar o projeto POPCARE, que pretende responder a necessidades não satisfeitas em Oncologia de Precisão, através da criação de uma plataforma que facilite a utilização de terapias direcionadas e tratamentos inovadores em Oncologia Pediátrica.

Jorge Lima, vice-diretor e chefe de I&D da Ipatimup, afirma que “esta bolsa POPIA vai apoiar o lançamento do POPCARE, uma iniciativa que aproveita o poder da Medicina de Precisão, da definição de perfis genómicos e da colaboração entre setores para assegurar que as terapias direcionadas e os tratamentos inovadores contra o cancro chegam às crianças que mais precisam deles”.

De acordo com o comunicado divulgado pela Bayer, a Oncologia de Precisão diz respeito a um campo em expansão, no qual os cancros são testados e tratados de acordo com a sua impressão digital única de ADN, o que permite personalizar os cuidados oncológicos. Estas inovações médicas são capazes de potencializar os resultados dos tratamentos e de reduzir drasticamente o peso do cancro em todo o mundo. Apesar disso, a farmacêutica refere que existem disparidades significativas no acesso dos doentes aos testes com biomarcadores que podem ajudar a identificar os doentes que mais poderiam beneficiar de uma abordagem de tratamento oncológico de precisão.

“A Bayer orgulha-se de apoiar a terceira edição dos prémios POPIA, que têm como objetivo acelerar as iniciativas de organizações a nível mundial, como o Ipatimup, que estão focadas em melhorar o acesso aos cuidados oncológicos de precisão e em combater as desigualdades para as crianças com cancro em todo o mundo”, refere Marco Dietrich, diretor-geral da Bayer em Portugal.

“Gostaríamos de agradecer a todas as organizações que se candidataram aos prémios deste ano e felicitar o Ipatimup por ter apresentado um programa que visa garantir que os benefícios dos cuidados oncológicos de precisão pediátricos chegam a quem mais precisa em Portugal.”

As bolsas POPIA pretendem apoiar programas centrados na melhoria do acesso a testes de biomarcadores (ou testes genómicos), no cancro do pulmão, no cancro da tiroide e em tipos de cancro raros, como os cancros pediátricos e os sarcomas, conhecidos por incluírem alterações genómicas raras e passíveis de serem corrigidas, em que os doentes enfrentam necessidades médicas consideráveis não satisfeitas.

CG

Notícia relacionada

“A Oncologia de precisão é um avanço significativo, que espero que continue a desenvolver-se”