A Fundação ”la Caixa” realizou, em Barcelona, a cerimónia de entrega do apoio financeiro a 11 projetos de investigação em biomedicina e saúde liderados por universidade e centros de investigação portugueses. A seu lado, foram selecionados 22 projetos liderados por hospitais, universidades e centros de investigação espanhóis.

Trata-se de um total de 33 projetos selecionados no âmbito do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2023, que tem por objetivo promover a investigação biomédica de base, clínica e translacional de excelência e com grande impacto social. O concurso, ao qual se apresentaram 493 projetos dos dois países, foi dotado com um total de 25,3 milhões de euros e destina-se a projetos que abordam os desafios da saúde.

Em Portugal, candidataram-se ao concurso 152 projetos, dos quais foram selecionados 11, que, no seu conjunto, irão receber um total de 7,9 milhões de euros. Os projetos abordam desafios da saúde, como o das doenças infeciosas, sobre o qual incidem quatro dos projetos selecionados. O concurso também premiou três projetos portugueses relacionados com as neurociências, dois relacionados com as doenças cardiovasculares e metabólicas, um projeto ligado à oncologia e um projeto centrado no desenvolvimento de tecnologia facilitadora num dos campos descritos anteriormente.

Na cerimónia, que teve lugar no Museu da Ciência CosmoCaixa de Barcelona, o diretor-geral da Fundação ”la Caixa”, Antonio Vila Bertrán, recordou: “A investigação científica é fundamental para o progresso social e para o bem-estar dos cidadãos. A ciência não só nos ajuda a construir a sociedade do conhecimento, mas também é a chave para melhorar a qualidade de vida daqueles que mais necessitam.”

Os investigadores Carlos Ribeiro, do Champalimaud Centre for the Unknown, e Mariona Graupera, do Instituto de Investigación contra la Leucemia Josep Carreras, em representação dos 33 projetos selecionados na edição de 2023, participaram, ao lado de Ignasi López, diretor da Área de Relações com Instituições de Investigação e Saúde da Fundação ”la Caixa”, numa mesa-redonda onde se abordaram os desafios e as oportunidades da investigação em Portugal e Espanha.

A iniciativa é realizada em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que financia com 3,7 milhões de euros 5 dos 11 projetos portugueses selecionados nesta edição.

COMUNICADO

Notícia relacionada

Investigação revela informações que podem contribuir para diagnosticar e tratar a infertilidade masculina de origem desconhecida