Isabel Saraiva licenciou-se em Economia no atual ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) da Universidade de Lisboa. Tirou ainda várias pós-graduações, desde logo Association Management (University of Delaware, Wilmington, DE, USA), Business Administration (AESE Business School, Lisboa) e Economia Social e Solidária (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), revela a APDH.

Geriu e administrou empresas do setor farmacêutico, foi diretora-geral da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa e, de 1987 a 2007, foi diretora-executiva da Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Derivado a esta última função, Isabel foi a representante a nível nacional e europeu de várias instituições relacionadas com a indústria farmacêutica.

Em 2016 reformou-se, mas manteve atividade em regime Pro Bono. Foi membro da Direção da EFA – European Federation of Allergies and Airways Diseases (Bruxelas) e foi ainda perita da EMA –European Medicines Agency (Londres). Em setembro de 2017 foi eleita Chair da ELF – European Lung Foundation, com funções que cumpriu até 2020.

Fez ainda parte da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, criada pelo Despacho nº. 1222-A/2018, de 31 de janeiro de 2018, do Ministro da Saúde.

Isabel Saraiva era frequentemente convidada enquanto oradora em reuniões nacionais e internacionais sobre assuntos relacionados com a indústria farmacêutica, o sistema de saúde, as associações de doentes, as doenças respiratórias crónicas, entre outros temas, indica a APDH.

SO

Notícia relacionada

Faleceu o médico Manuel Virgílio Murta, Dermatologista durante 37 anos no Hospital de Évora