No sentido de concretizar esta iniciativa, a NOVA FCSH e o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa aliaram-se de modo a facilitar o acesso a consultas especializadas de saúde mental a alunos internacionais, ou alunos que se encontrem deslocados ou que não tenham médico de família, com o principal objetivo de consciencializar para o tema da saúde mental e garantir a existência de uma rede de apoio para quem necessite.

A primeira conferência centrar-se-á nos desafios atuais de saúde mental no ensino superior, que terá presente Graça Andrade, presidente da Rede de Serviços de Apoio Psicológico no Ensino Superior. Será ainda realizado um questionário sobre a literacia em saúde mental, destinado a toda a comunidade.

Para além da realização dos vários workshops ao longo da semana, haverá uma mesa redonda com os representantes dos parceiros deste evento, sendo eles a Fundação São João de Deus, o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica.

Ao longo de todo o ano, a NOVA FCSH dispõe de um Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade – PsII+, que contribui “para o desenvolvimento integral e a construção progressiva da identidade pessoal e profissional de todos os membros da NOVA FCSH”, pode ler-se em comunicado divulgado. Este gabinete inclui dois psicólogos, sendo este um “reforço que tem vindo a ser feito pela faculdade para dar resposta a todas as necessidades surgidas, principalmente, depois da pandemia”, escreve a NOVA FCSH.

CG

Notícia relacionada

“FundaMental”. Evento para a promoção da saúde mental