A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), vai realizar mais uma edição do Annual Meeting amanhã, dia 5 de junho, com início marcado pelas 14h45. Esta edição será dedicada ao tema “One Health” e conta com a participação do médico cardiologista João Queiroz e Melo e das ex-ministras da Saúde de Portugal e da Guiné Bissau, Marta Temido e Magda Robalo, que participam num painel moderado pelo pneumologista Filipe Froes.

“O tema “One Health” engloba três pilares: ambiente, saúde humana e saúde animal. Três dimensões que estão interligadas e que se relacionam também com o tema do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho: “Gestão dos plásticos”. Efetivamente, os micro e nanoplásticos, cada vez mais dispersos no ambiente, estão a entrar na nossa cadeia alimentar, afetando a saúde animal e humana. São temas atuais e que é urgente discutir”, afirma Susana Paixão, docente da ESTeSC-IPC e presidente da Comissão Coordenadora do evento.

Nesse sentido, o Annual Meeting incluirá uma palestra apresentada por João Queiroz e Melo. Médico cardiologista aposentado, lançou recentemente o livro “Cuidados de Saúde e Ambiente – Uma verdade incómoda”, onde, partindo da sua visão de cirurgião, aborda as questões ambientais nas unidades de saúde e reflete sobre a forma como estas poderiam ter um papel mais ativo de prevenção em Saúde.

No painel de discussão moderado pelo pneumologista Filipe Froes estarão presentes duas ex-ministras da Saúde, de dois continentes, com realidades e problemas muito distintos dentro da problemática da “One Health”. “Com diferentes perspetivas, ambas desempenharam um papel determinante no período da pandemia Covid-19 – Marta Temido como ministra da Saúde e Magda Robalo enquanto alta Comissária da Guiné-Bissau para o combate a pandemia – pelo que nos poderão também ajudar a perceber como atuar no caso de potenciais futuras pandemias”, acrescenta Susana Paixão.

O Annual Meeting ESTeSC-IPC realiza-se desde 2013, inicialmente em formato congresso e, desde 2022, assumindo o modelo conferência/debate. As temáticas abordadas em cada uma das edições são transversais às várias áreas científicas lecionadas na instituição e estão alinhadas com a agenda da Organização Mundial da Saúde.