“O prémio é concedido em reconhecimento pela excelência em investigação demonstrada por um conjunto significativo de contribuições para a ciência da visão ao longo da sua carreira”, pode ler-se no site da SPO.
José Cunha-Vaz é professor catedrático emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e presidente da Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI). Entre os mais diversos cargos, destaca-se o ser Editor Honorário da Ophtalmic Research e coordenador da Secção de Retinopatia Diabética e de Doenças Vasculares do European Vision Institute Clinical Research Network (EVICR.net). Logo em 1972 foi diretor do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e, em 1979, foi convidado para os Estados Unidos para ocupar o lugar de Professor de Oftalmologia e Diretor do Serviço de Retina da Universidade de Illinois, em Chicago, antes do seu regresso definitivo a Portugal em 1986.
Em 1994 criou dois Institutos dedicados à Investigação da Visão, o Instituto Biomédico de Investigação em Luz e Imagem (IBILI) e a AIBILI, este um centro sem fins lucrativos dedicado à investigação clínica. Foi ainda eleito membro honorário da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, da Sociedade Espanhola de Oftalmologia e da International Retina Society – Club Jules Gonin e recebeu as Ordens de Mérito e a Ordem do Infante D. Henrique.
A entrega do prémio vai decorrer numa cerimónia no próximo mês de maio, no ARVO 2024, em Seattle.
Texto: Maria João Garcia
Notícia relacionada