Intitulado C4ncr0, o podcast da autoria do iMM-Laço Hub, iniciativa do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, explora diferentes dimensões do cancro em 40 minutos de conversas entre cientistas, médicos, doentes, conjugando informação e testemunhos na primeira voz.

O primeiro episódio chama-se “Como Nasce um Cancro na Mama?” e trata-se de uma conversa entre Maria do Carmo Fonseca, presidente e investigadora principal do Instituto de Medicina Molecular e também professora catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Tamara Milagre, presidente da EVITA, associação de apoio a portadores de alterações nos genes relacionados com cancro hereditário.

O primeiro podcast, lançado a 27 de abril, está acessível no Youtube, Spotify, Apple Podcasts, Castbox e Google Podcasts. As próximas conversas serão lançadas todas as quintas-feiras, quinzenalmente, até 30 de outubro – Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama.

Alguns dos próximos episódios trarão temas como Fertilidade e Cancro – Como conjugar a vida, o futuro e a doença, O que é a Imunoterapia, ou O que sabe a ciência sobre o cancro.

Recorde-se que em Portugal, cerca de 7 mil pessoas recebem todos os anos o diagnóstico de cancro da mama e mais de 1500 perdem a vida para esta doença. Os avanços alcançados ao longos dos últimos anos, permitiram um rastreio efetivo onde são detetados tumores na mama cada vez mais cedo. Os tratamentos de quimioterapia e radioterapia e as cirurgias de remoção do tumor, são cada vez mais eficazes e permitem aos doentes alcançar uma taxa de sobrevivência cada vez maior. No entanto, ainda há várias questões para as quais não há resposta e onde a ciência, o conhecimento e a investigação científica são as melhores armas que podemos dispor.

Qualquer pessoa pode fazer parte da próxima conversa, deixando as suas perguntas em imm-laco@medicina.ulisboa.pt ou enviando uma mensagem através do Facebook ou Instagram.

Notícia relacionada

Adesão ao rastreio do cancro da mama abaixo de 23% em Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo