Prevent it é o nome do projeto que se destina a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente do género, “preocupadas com os seus impulsos sexuais envolvendo crianças”. Os visados são todas “as pessoas ofensoras online e/ou offline e que poderão ter (ou não) cometido algum comportamento criminal de abuso sexual de crianças”.

A participação neste programa é gratuita e apenas requer o recurso a um computador/telemóvel/tablet, com ligação à Internet, sendo que é o próprio participante que define o local e o momento de realização da intervenção.

Ainda de acordo com a APMGF, o Prevent It consiste “numa intervenção cognitiva-comportamental, com a duração de 9 semanas, estando disponível através de uma plataforma online, na qual são disponibilizados os conteúdos, os exercícios e o acompanhamento individual por um/a psicólogo/a”.

O anonimato será mantido, sendo que “em nenhum momento é solicitada qualquer informação que permita a identificação do participante e que possibilite o programa ser acedido através da Clearnet ou da Darknet”. O recrutamento de participantes decorre até junho de 2024 e os interessados podem aceder ao programa online.

O projeto PRIORITY está a ser desenvolvido com financiamento europeu por uma equipa de investigadores de diferentes países, nomeadamente de Portugal (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro), Alemanha (Universtaetskinikum Hamburg-Eppendorf), Suécia (Karolinska Institute), Canadá (The Royal Ottawa Institute of Mental Health Research) e EUA (Moore Center for the Prevention of Child Sexual Abuse, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health).

Texto: Maria João Garcia