“BetterCare: a STEP UP in caregiving” é o projeto vencedor do Concurso Nacional de Ideias de Cocriação de Inovação Projeto, que decorreu entre os dias 12 e 15 de junho, no Instituto Politécnico Cávado e Ave. O projeto, desenvolvido em parceria com a empresa Take the Wind, visa responder às necessidades crescentes na área da prestação e recepção de cuidados domiciliários especializados e personalizados aos utentes.

A equipa, constituída por Andreia Santos e Gabriela Marques, estudantes do Politécnico de Coimbra (IPC), António André, estudante do IPLeiria, Luís Sancho, estudante do IPPortalegre, e pelos facilitadores e docentes do IPC, Fernanda Coutinho, Raquel Faria e Sónia Pinho, trabalharam durante 10 semanas no programa de capacitação e cocriação de inovação da rede politécnica portuguesa.

Os serviços e produtos essenciais à prestação e recepção de cuidados de saúde e bem-estar, uma bolsa de cuidadores, formação especializada e certificada, aquisição e aluguer de equipamentos médicos, serviço de transporte e uma linha de apoio humanizada 24/7, estarão disponíveis através de uma plataforma/aplicação web, a qual permite aos utilizadores aceder e, assim, simplificar a prestação e recepção de cuidados domiciliários especializados.

“É com muita satisfação que vemos reconhecido este projeto, resultado de um trabalho de equipa desenvolvido em cocriação com um parceiro empresarial. Faz parte da matriz do ensino superior politécnico potenciar o trabalho em rede, em cocriação com as empresas e aproximar os nossos estudantes ao mercado de trabalho. Vamos continuar a apoiar este projeto de forma a que, muito em breve, o serviço esteja disponível no mercado”, refere Sara Proença, do INOPOL Academia de Empreendedorismo e Coordenadora do projeto Link Me Up no IPC.

Notícia relacionada

Hospitalização domiciliária permitiu tratar quase 9 mil doentes em 2022