A iniciativa pretende consciencializar os doentes cardíacos que integrem programas de reabilitação, familiares e amigos, mas também profissionais de saúde, para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares. Todos os hospitais públicos que integrem a via verde coronária e que incluam programas de reabilitação farão parte desta campanha.

Rita Calé Theothónio, presidente da APIC, afirma que o objetivo do evento prende-se com a “consciencialização para a prevenção e o tratamento das doenças cardiovasculares, com ênfase no enfarte agudo do miocárdio”. “Neste dia enfarte agudo do miocárdio”, revela a dirigente.

A presidente da APIC acrescenta ainda que “as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo”, afirmando que “é necessário continuar a consciencializar a população de que a rotina influencia diretamente a saúde”. “Caminhar diariamente cerca de 30 minutos ou participar em atividades recreativas são excelentes opções para manter o coração saudável”.

Também Luísa Bento, coordenadora do GEFERC da SPC explica que, a médio e longo prazo, o objetivo é “promover e perpetuar a prática de exercício físico para a vida, fazendo com que os doentes cardíacos o integrem no quotidiano”. “A reabilitação cardíaca é um programa com foco na prevenção cardiovascular, que inclui na sua estrutura o exercício físico, sob supervisão e monitorização médicas, e uma vertente educacional, com o objetivo de modificar todos os fatores de risco. Contribui, assim, para a melhoria da qualidade de vida do doente cardíaco”, refere.

CG

Notícia relacionada

Genética explica em parte tipo de enfarte que afeta sobretudo as mulheres