A sessão de homenagem às duas personalidades fundadoras da Sociedade de Coloproctologia vai ter lugar durante a sessão de abertura do Congresso, no dia 23 de novembro, às 14 horas.

F. Castro Poças, presidente da direção da SPCP, afirma que “o Prof. Doutor Amílcar Mascarenhas Saraiva foi pioneiro da Gastrenterologia em Portugal, tendo desenvolvido a sua atividade principalmente no Hospital de Santo António, no qual fez parte do grupo de regentes responsáveis pela reintrodução do ensino universitário naquela unidade hospitalar, com o protocolo ICBAS/Hospital de Santo António, em 1979/1980. Foi o fundador e primeiro Diretor do Serviço de Gastrenterologia, cargo que ocupou até 1996. Mestre vanguardista da Coloproctologia,
com o mais elevado reconhecimento Nacional e Internacional. Tive a enorme honra de o ter tido como meu Diretor de Serviço e como um dos meus mestres”, refere.

“O Prof. Doutor António Araújo Teixeira foi um eminente Cirurgião, Diretor do Serviço de Cirurgia II do Hospital de São João durante 27 anos e Professor Catedrático de Cirurgia, tendo a seu cargo a regência de três disciplinas: Medicina Operatória, Patologia Cirúrgica e Clínica Cirúrgica; foi coordenador do Ensino de Cirurgia até à sua jubilação em 2001. Tive a enorme honra de o ter tido como um dos meus mestres. Ambos foram sócios fundadores da SPCP, respetivamente com os números de sócio 1 e 2 e contribuíram, de forma decisiva, para o desenvolvimento da SPCP e do conhecimento médico e científico nesta área do saber em Portugal”, conclui o presidente da direção da SPCP.

CG

Notícia relacionada

Reunião Regional do Norte. “Dilemas diagnósticos e terapêuticos na Coloproctologia”