Mais calor é muitas vezes sinónimo de uma má noite de sono e pior descanso. Durante os meses de verão, as altas temperaturas podem dificultar o adormecimento e afetar a qualidade do nosso descanso, pelo que, para dormir bem, é muito importante que tanto o corpo como o quarto onde dormimos tenham a temperatura ideal. A Conforama e Carmen Domínguez, especialista em sono e bem-estar, deixam seis conselhos-chave para dormir bem durante o Verão:
- O nosso corpo precisa de arrefecer para ter uma boa noite de sono: Antes de dormir tome um duche, de preferência morno. Isto vai ajudar a distribuir o calor pelo corpo e propiciar o descanso, induzindo um sono mais profundo.
- Mantenha uma temperatura adequada no quarto: Tente ventilar e arrefecer bem o quarto. A temperatura ideal para um bom descanso é entre os 18º e os 23º C.
- Almofada é fundamental para o descanso: Escolha uma almofada firme, que não seja demasiado dura, e respirável para evitar a acumulação de calor e reduzir possíveis dores no pescoço.
- Refresque a fronha no congelador: Isto vai ajudá-lo a adormecer. Contudo, para preservar a higiene, coloque-a num saco plástico hermético.
- Utilize lençóis de tecidos naturais: Estes lençóis vão ajudá-lo a adormecer melhor graças à sua respirabilidade, capacidade de absorção da humidade e toque agradavelmente suave. O grande regulador térmico do nosso corpo são as nossas extremidades. Se necessário, destape braços ou pernas.
- Escolha um bom colchão: Um colchão firme e respirável é essencial para regular a temperatura corporal e evitar o desconforto postural.
Estes são conselhos que o podem ajudar a superar o calor no verão e a ter uma boa noite de descanso. O descanso é um elemento muito importante para o bem-estar físico e emocional, mas segundo um estudo da Conforama, 40% dos portugueses não descansa bem.
Notícia relacionada
Síndrome de apneia obstrutiva do sono. “A obesidade é o fator de risco mais importante”