A triatleta olímpica Vanessa Fernandes acaba de se juntar, enquanto embaixadora, à campanha ‘Viva! Para lá da depressão’. Esta é uma iniciativa que pretende promover a saúde mental e quebrar o estigma associado à doença mental em Portugal, em especial a depressão.
A campanha, que se apresenta agora com uma imagem renovada, conta com o contributo de vários especialistas de renome do panorama nacional, partilhando conselhos dirigidos à população.
“O convite para ser embaixadora surgiu de uma forma muito natural. Comecei por ser convidada para partilhar o meu testemunho e depois surgiu o convite para ser embaixadora. Identifico-me bastante com o propósito da campanha e acredito que é preciso sensibilizar e abordar o tema da saúde mental e depressão com leveza, falar com abertura e sem vergonha”, afirma Vanessa Fernandes. “Esconder e não enfrentar esta realidade só contribui para a deterioração do ser humano”, acrescenta a atleta portuguesa com uma vida dedicada ao Alto Rendimento.
Luís Alves Monteiro, presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP), é também um dos mais recentes convidados especiais da iniciativa. Em entrevista, que estará disponível em breve no site da campanha, o representante da AAOP explica que a saúde mental é fundamental para a alta performance dos atletas, evidenciando a importância de quebrar o tabu que está associado ao tema na sociedade civil.
Lançada em 2022 e agora com uma nova imagem, a campanha conta com um website dedicado onde estão disponíveis diversos conteúdos sobre saúde mental e conselhos que poderão ajudar na superação da depressão. Entre podcasts, vídeos e artigos, os conteúdos envolvem vários especialistas de renome, nas suas diversas áreas de especialidade, como psiquiatria, cuidados de saúde primários, psicologia, nutrição e exercício físico, entre outras, enquanto áreas complementares essenciais para o sucesso do tratamento da depressão.
São convidados dos próximos podcasts ou videocasts os psiquiatras Pedro Morgado, Pedro Zuzarte e Susana Almeida, que irão abordar, respetivamente, temas como: perturbações disruptivas do comportamento nas crianças e adolescentes, positividade e impacto psicológico das emoções positivas e depressão nos doentes oncológicos.
Notícia relacionada
Governo anuncia criação de plano nacional de saúde mental no ensino superior