É, assim, urgente uma “filtragem” de toda a legislação relativa ao arrendamento urbano em Portugal, com supressão de todas as regulamentações avulsas e contingentes.
No fundo, o legislador passou para o aquirente o ónus de solicitar a comprovação da regularidade do processo de licenciamento construtivo e do tipo de utilização do imóvel que está a adquirir.
Em Portugal, sabemos que a questão da retenção de talento é um tema repleto de inúmeros desafios, particularmente em setores mais competitivos e dinâmicos, como os setores com maior incidência em inovação tecnológica, até porque atuam num plano global. A falta de políticas que ajudem as empresas, a
As transições verde e digital são, por via direta e indireta, as formas mais eficazes para consolidar e acelerar o processo (em curso) de subida geral e sustentável dos salários.
Se falarmos com quem já investiu e com quem desenvolve atividade em Portugal, a questão da carga fiscal coloca-se, não necessariamente ao nível do IRC, mas das contribuições extraordinárias que se tornam definitivas.
A linguagem belicista que promove jogos de soma nula será prejudicial à Europa, como sempre o foi no passado. A arquitetura securitária europeia que vier a ser desenhada terá necessariamente de incluir a Rússia como um igual.
Como o IRC pago pelas empresas e bancos é proporcional aos lucros obtidos, se houve lucros muito elevados, também o IRC a pagar pelos bancos vai ser muito elevado, logo, não será preciso taxá-los ainda mais.
Parece haver uma excessiva iliteracia nos pequenos empresários, em matéria de princípios de gestão e de aproveitamento de oportunidades de negócio, o que tem custos elevados para a economia.
O aumento de interesse por áreas tecnológicas de ponta não é apenas um reflexo das mudanças na economia global, mas também uma indicação das aspirações de uma nova geração de jovens.
Mais do que aumentos salariais, as negociações dos trabalhadores devem incidir sobre a redução da carga tributária. Seria uma medida transversal a todos os portugueses e mais justa.
Ao invés de se erguerem muros para conter a migração, por que não investir em um desenvolvimento robusto que permita aos africanos prosperar em seus próprios países?
O mundo é muito melhor hoje do que no passado, e será ainda mais. Se os EUA e o Ocidente abandonarem a ideia de transformar a China numa nova União Soviética, paz e prosperidade prevalecerão.
Não obstante a intervenção de sucessivos governos, temos sinais aparentes de um sistema de tipo soviético que em todo o lado produz o mesmo tipo de resultados: poucos e medíocres.
Alain Delon fez parte da época da minha juventude, sobretudo com dois filmes admiráveis: Rocco e Seus Irmãos e O Leopardo, ambos de Luchino Visconti. Para mim, é uma presença distante mas muito nítida
A incorporação de elementos característicos dos jogos no mundo do trabalho é uma estratégia que tem vindo a demonstrar ter um forte impacto na satisfação e produtividade dos trabalhadores. Nuno Ferro explica as vantagens.
Para termos um Estado forte, que responda aos mais elevados e vindouros desafios securitários que espreitam, precisamos de Forças de Segurança fortes, robustas e motivadas
Dupla falta na democracia francesa: o presidente Macron perdeu repetidamente as eleições mas quer continuar a comandar a governação; a esquerda ganhou as eleições com vitória insuficiente mas não negoceia para formar maioria. Discute-se cada vez mais a necessidade de mudar o sistema político.