A leitura óbvia é que a equipa de Luís Montenegro, ministros e conselheiros, subestimaram largamente a realidade do problema na Saúde e a sua capacidade ou ideias de como o resolver.
Como nutricionista, apelo à população para que adote uma alimentação mais consciente e informada, aproximando-se da dieta mediterrânica. A saúde pública depende das escolhas individuais de cada um de nós.
É preciso contrapor aos populismos alternativas credíveis e soluções concretas aos novos, diferentes e complexos problemas dos cidadãos. E todos teremos de contribuir.
Nestes períodos conturbados que conjugam o receio de uma recessão, com guerras, insegurança energética e crise climática, será urgente repensar os instrumentos de política monetária.
É urgente a diversificação da economia portuguesa para setores de maior produtividade, com realce para a reindustrialização, que teve menos medidas no recente Pacote Económico do que o turismo.
Não é de todo descabido pensar-se na criação de um Fundo Soberano para fazer face a perdas e danos causados por desastres ambientais, que irão ocorrer no futuro e, consequentemente, incidir nas gerações futuras.
Nos últimos 25 anos (!), a Inapa apresentou um comportamento errático nos resultados líquidos, com resultados negativos acumulados de 35 milhões de euros.
Em todas as suas formas e variações, a língua é o espelho de quem somos e é através dela que continuamos a contar nossas histórias, a afirmar nossas culturas e a construir nosso futuro.
Se a situação económica se deteriorar nos EUA, se o desemprego aumentar, isso é dar mais argumentos a Trump para usar contra Harris, a par da inflação e das taxas de juro altas.
A frase «Vai onde te leva o coração» é bonita e poética, mas profundamente desresponsabilizadora, enganadora e egoísta. Quantas famílias não foram destruídas em nome de sentimentos passageiros?
Como passavam o tempo os oficiais aliados detidos na prisão de alta segurança dos nazis? Organizavam jogos, liam, fabricavam vinho caseiro, apanhavam sol no pátio, encenavam peças de teatro. E, claro, planeavam espetaculares fugas, algumas das quais resultaram.
Mesmo sem contexto adicional – que deveria ser dispensável, mas é pragmaticamente necessário – é de loucos crer que a Argélia, país onde qualquer tipo de desvio da heteronormatividade é ilegal, aceitaria sequer uma atleta transgénero. O que Angela Carini fez, independentemente das suas intenções, qu
Vale a pena as PMEs começarem já a fazer o levantamento de informação acerca dos vários temas, e o exercício de reflexão sobre o que falta ainda fazer e o que isso significa em termos de práticas.
Até hoje, estou convencido de que o populismo é um elemento positivo que pretende reformar os sistemas políticos por dentro. Em sentido inverso, estou convencido de que a demagogia é o instrumento político mais corrosivo das democracias.
Reuveni negou que fosse o Messias ou o Profeta e afirmou repetidamente que o seu desejo era apenas forjar uma aliança cristã-judaica para derrotar os poderes do Islão.
A segurança é um bem demasiado precioso para que o possamos arremessar como David arremessou a pedra contra Golias. Corremos o risco de o gigante cair e a sociedade ruir.