A seca, a morte de peixes e as folhas de carvalhos-negrais que secaram prematuramente são alguns dos factos negativos de 2023 no distrito de Portalegre apontados pela associação ambientalista Quercus.
O fogo de artifício é utilizado um pouco por todo o mundo. O que gera diversos problemas, a maior parte das vezes ignorados por quem os utiliza. Desde o perigo de incêndio ao lixo que produz e que fica espalhado em matas, florestas e descampados, este tipo de entretenimento pode ter uma alternativa
A Central Hidroelétrica de Ponte Jugais, no concelho de Seia, distrito da Guarda, fez 100 anos em novembro e continua a produzir energia no Parque Natural da Serra da Estrela, destacou a EDP em comunicado.
De acordo com a TP-Link, as tendências para os próximos anos "serão impulsionadas pelo desenvolvimento e avanços tecnológicos que potenciem a digitalização das casas, automatizem as rotinas diárias, permitam a gestão centralizada de dispositivos através de plataformas únicas e apostem na sustentabil
A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça conquistou 50 prémios em concursos nacionais e internacionais em 2023, oito com o novo azeite com cacau, um reconhecimento que se reflete no aumento das vendas e na fidelização dos consumidores.
A GNR de Vila Real registou dois furtos de azeitona em 2023, na área do distrito, não tendo qualquer queixa relativa à campanha do ano passado neste território, segundo dados fornecidos hoje pela força policial.
Promover a reciclagem nas universidades e sensibilizar os alunos para o excesso de produção de resíduos, ao longo de 2024, é o objetivo de um protocolo assinado esta quinta-feira entre a Sociedade Ponto Verde e a Universidade de Lisboa.
A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, está contra a concessão de uma área florestal superior a 21 hectares para exploração de caulinos, devido aos impactos ambientais e humanos.
A Águas de Portugal está a reforçar a sua campanha “Água é vida. Não a desperdice”, cujo mote é “Todas as gotas contam”. O objetivo é apelar à população portuguesa para reduzir o consumo do que diz ser “um bem precioso e cada vez mais escasso”.
A criação de uma organização interprofissional para o setor das frutas, legumes e flores é o "grande objetivo" da nova direção da associação Portugal Fresh, cuja nova direção eleita para o triénio 2024-2026 mantém Gonçalo Santos Andrade como presidente.
Foi no dia 19 de dezembro de 2022, na cimeira global para a biodiversidade, em Montreal, Canadá, (COP15), que quase 200 países adotaram o que foi considerado um “acordo histórico” para travar a perda de biodiversidade no planeta e reverter os danos causados.
A associação ambientalista local Povo e Natureza do Barroso (PNB) alerta para uma situação “dramática” que decorre na aldeia de Caniçó, município de Montalegre, devido aos efeitos de atividades de prospeção mineira.
Cerca de 40 milhões de moscas estéreis foram libertadas, em três fases, na região boliviana de Santa Cruz, para evitar que a mosca da fruta se reproduza e continue a arruinar as colheitas.
Este ano ficou marcado por vários momentos que influenciaram, para o bem ou para o mal, a luta pela proteção do planeta Terra, da biodiversidade, da estabilidade climática e das sociedades humanas.
A Câmara de Alenquer condenou hoje a deposição ilegal de resíduos contendo amianto, depois de ter recolhido mais de 12 toneladas em vários terrenos públicos, onde foram depositados de forma ilegal por desconhecidos.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva promulgou hoje, vetando algumas partes, a lei que regula o uso de pesticidas no país, que foi fortemente criticada por ambientalistas.
Os serviços de informações militares venezuelanos impediram na quarta-feira vários jornalistas de fazer a cobertura de um derramamento de petróleo em El Palito, uma das principais refinadoras do país.
Foi nas encostas florestadas dos Andes, no Equador, que duas novas espécies de tarântulas, até agora desconhecidas da Ciência, foram descritas. Pertencem ambas ao género Psalmopoeus e têm hábitos de vida arborícolas.
Foi nas províncias do sul da China que uma equipa de investigadores descobriu uma nova espécie de iguana, a Calotes wangi. O animal não tem mais de nove centímetros de comprimento e a sua língua alaranjada é um dos seus traços mais distintivos.