A "deportação forçada e adoção" de crianças ucranianas na Rússia, após a invasão da Ucrânia, foi "um processo planeado e sistemático", denunciaram hoje associações em Paris, acusando o partido presidencial Rússia Unida de desempenhar um "papel decisivo".
A agência de notação financeira DBRS subiu o 'rating' do Novo Banco em dois patamares, para BBB, de BB (alto), mantendo a tendência em estável, segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A NASA e a SpaceX adiaram hoje o lançamento da missão tripulada Crew-9 para o próximo sábado devido à tempestade tropical Helene, que os meteorologistas preveem atingir a costa oeste da Florida na quinta-feira com um grande furacão.
O bastonário dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, considerou hoje que os cheques-psicólogo para os estudantes do ensino superior devem ser um ensaio para alargar a medida a outras populações com problemas de saúde mental.
A UGT considera que há "boas perspetivas" para se alcançar um novo acordo de rendimentos, enquanto a CGTP insiste na necessidade de "romper com a política de baixos salários" e as confederações patronais dizem que "há muito trabalho pela frente".
O sindicato alemão IG Metall ameaçou hoje com a convocatória de greves na Volkswagen e com uma "reação histórica", enquanto a empresa rejeitou as suas exigências no início de negociações consideradas cruciais.
O Presidente da Guiné-Bissau defendeu hoje, na Assembleia Geral da ONU, uma reforma financeira internacional, num discurso em que aproveitou também para listar as "políticas públicas acertadas" que estão a ser concretizadas no país.
O ministro da Agricultura disse hoje que recusa atirar a toalha ao chão e que o Governo vai usar todos os fundos europeus disponíveis e o orçamento nacional para apoiar os que foram atingidos pelos fogos.
O Presidente cabo-verdiano defendeu hoje, na Assembleia Geral das Nações Unidas, a restituição de bens culturais a África e outras regiões do mundo para preservação da cultura e espiritualidade local.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou hoje que as propostas para "clarificar" a doutrina sobre uso de armas nucleares incluem considerar como agressor do país qualquer potência nuclear que apoie um ataque de um país terceiro.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considera que a proposta do Governo para aumentar o salário mínimo nacional dos atuais 820 euros brutos para 870 euros é significativa.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que as forças armadas vão continuar a atacar "com força" as posições do grupo xiita libanês Hezbollah até que seja garantido o regresso dos deslocados do norte do território israelita.
A relatora especial das Nações Unidas para a Palestina, Francesca Albanese, apelou hoje ao Governo que "solicite urgentemente a remoção" da bandeira portuguesa do navio "Kathrin", que "transporta armas destinadas a Israel".
O Presidente da República afirmou hoje em Troia, no concelho de Grândola, que a promulgação de quatro diplomas do Governo que dão melhores garantias e condições remuneratórias aos militares as Forças Armadas "é um primeiro passo positivo".
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, criticou hoje o que disse ser a "atitude infantil" de alguns dos seus parceiros da União Europeia (UE), alegando que colocam em perigo a presidência rotativa ao boicotarem reuniões.
O Rei espanhol ignorou um pedido do México para Espanha se desculpar pela colonização e por isso não foi convidado para a tomada de posse da nova Presidente do país, disse hoje a futura chefe de Estado, Claudia Sheinbaum.
O Presidente norte-americano admitiu hoje ser possível "uma guerra total", à medida que os combates entre Israel e o Hezbollah se intensificam, mas esperando ser ainda possível encontrar uma saída para evitar mais derramamento de sangue.
A greve dos enfermeiros registou uma adesão de 60% a 70% e reuniu cerca de 500 profissionais numa concentração em Lisboa para exigir melhores condições de trabalho e salariais, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje esperar o homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, em Kazan, na Rússia, em outubro, para a cimeira dos BRICS, um bloco económico a que a Turquia, Estado-membro da NATO, quer aderir.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse hoje esperar que na sua reunião com o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, marcada para sexta-feira, haja uma "aproximação de posições" sobre o Orçamento do Estado 2025.
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou hoje estar a intensificar as suas operações de emergência para ajudar milhões de pessoas afetadas pelas graves inundações na África Ocidental e Central.
O Brasil considera convocar uma revisão da Carta das Nações Unidas (ONU) para aumentar a representatividade dos países em desenvolvimento na organização, disse hoje o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, num evento do G20.
O chefe do Estado-Maior do Exército israelita disse hoje aos soldados, durante um exercício na fronteira norte, para se prepararem para uma possível "entrada" no Líbano, onde Israel tem intensificado ataques após o disparo de 'rockets' pelo Hezbollah.