Em Junho de 2018, a revista National Geographic assumiu um compromisso com os leitores. Na medida das suas possibilidades, alargaria a sua missão enquanto organização especializada no relato de histórias com ressonância cultural e ambiental e aceitaria o repto de tentar também transformar o mundo em
Dois jornalistas da National Geographic lançaram-se na empreitada de atravessar a pé o mítico Grande Canyon e lançaram o debate sobre o que vamos fazer com um dos sítios mais majestosos da Terra.
Parece uma bolha de ar, mas este glóbulo brilhante está a ser mantido debaixo de água por uma teia de seda para suportar a vida da aranha aquática Argyroneta.
Não parecem deste planeta, mas os cristais de gelo são prodígios efémeros totalmente terrestres, que fascinam artistas e investigadores há centenas de anos.
As Lontras são esquivas e inteligentes. Vigiam os humanos, mas raramente se deixam ver. É na protecção proporcionada pela escuridão da noite que as lontras vivem. E prosperam.
Da imensa Cidade do México à região de Chiapas, esta é uma viagem de descoberta do mundo pré-hispânico e da exuberância natural de um país extenso, diversificado e fascinante.
Entre os rios Douro e Vouga, nas montanhas mágicas das serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, uma pequena espécie passeriforme é acompanhada quase diariamente por um fotógrafo.
O biólogo E. O. Wilson visitou o famoso parque natural moçambicano. Recuperando dos danos provocados pela guerra civil, a Gorongosa enfrenta agora um novo desafio: a desflorestação da sua montanha sagrada.
A Devils Tower, ou Torre do Diabo, no estado norte-americano do Wyoming, é um dos mais célebres monólitos à face da Terra, tendo inclusive sido protagonista do filme Encontros Imediatos do 3.º Grau.
Durante as obras de restauro da Igreja de Santa Maria do Castelo em Abrantes, surgiu um fenómeno peculiar, embora não inédito: por baixo de um painel de azulejos na capela-mor, foram encontrados vários frescos.
As estratégias de acasalamento dos besouros do género Odontolabis são influenciadas pela morfologia de cada indivíduo. Alguns têm mandíbulas poderosas, como se vê na imagem, e podem desmembrar os rivais em busca de parceiras.
Na edição de 2019 do Cinclus Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, foram revelados os vencedores do Concurso Generg Fotógrafo de Natureza do Ano, ao qual a edição portuguesa da National Geographic voltou a associar-se.
Proporcionalmente, uma gota de chuva sobre um mosquito é equivalente a um carro sobre um ser humano e, no entanto, em períodos de muita chuva os pequenos insectos são atingidos por uma gota a cada 25 segundos.
A detecção de ondas gravitacionais, ecos de longínquos eventos monumentais, permitirá reconstruir a evolução do universo de uma forma nunca antes vista.
As Malvinas, um arquipélago isolado no Atlântico Sul, famoso pelas suas ovelhas e por uma guerra muito curta, ensinam-nos uma lição sobre o poder da perseverança.
Transformam-se em ursos, veados e diabos. Evocam a morte, mas concedem fertilidade. Vivem nos tempos modernos, mas revivem tradições antigas no Carnaval e ao longo do Ano.
Dissuadidas praticar alguns desportos considerados como masculinos, as mulheres sauditas são atraídas para clubes e ginásios onde podem praticar exercício longe do olhar dos homens.