Os horrores do holocausto da Segunda Guerra Mundial fizeram-se sentir com menor intensidade em Portugal e a maior parte da população portuguesa foi poupada às atrocidades da guerra e da Solução Final, o diabólico plano nazi para exterminar judeus, ciganos e outros povos europeus.
O dragão de Komodo, a maior espécie de lagarto que existe na actualidade, pode atingir três metros de comprimento e pesar cerca de 90 quilogramas. Por mais formidável que pareça, o dragão de Komodo está em risco.
No Verão de 2014, enquanto monitorizavam uma fêmea de urso andino no Parque Nacional Cayambe Coca no Equador, uma equipa de cientistas notou que a actividade do animal se concentrava numa área circunscrita, um possível sinal de reprodução.
Com apenas três centímetros e meio de comprimento, o peixe-zebra (Danio rerio) destaca-se no mundo da biomedicina, para a pesquisa do tratamento do cancro.
As aves não são só decisivas para o equilíbrio ambiental. Alegram a nossa alma. Em 2018, vamos explorar o mundo das aves e descobrir porque não podemos viver sem elas.
Depois de 13 anos a revelar aspectos desconhecidos do Sistema Solar, no passado dia 15 de Setembro a sonda espacial Cassini pulverizou-se como previsto ao entrar na atmosfera de Saturno, um acontecimento transmitido em directo para o planeta Terra.
Temperamentais. Impulsivos. Exasperantes. Por que razão os adolescentes agem desta forma? Pelo prisma da evolução, as suas facetas mais irritantes podem ser essenciais para o seu sucesso como adultos.
Os modelos climáticos sugerem que, no final deste século, o gelo marinho que reveste a maior parte do Árctico ficará reduzido a uma faixa acima da Gronelândia e do Canadá. Tornar-se-á um refúgio para ursos-polares e outros animais em luta pela sobrevivência.
A Ciência do Bem e do Mal ou que torna as pessoas generosas ou cruéis? Segundo os investigadores, as nossas ligações cerebrais podem afectar a empatia que sentimos pelos outros.
Identifico as vítimas dos crimes contra a vida selvagem se a vítima forem aves. É assim que o ornitólogo forense Pepper Trail (em cima) resume o seu trabalho.
Em Seia, nos níveis de maior profundidade, vive aqui o novo Viriato, um escaravelho perfeitamente adaptado à vida na escuridão e que ocupa o mesmo habitat das várias espécies de morcegos que colonizam o tecto da cavidade.