Na aldeia de Sanabis, um subúrbio da capital Manama, no Bahrein, duas meninas xiitas participam numa cerimónia ashura. O feriado anual assinala o martírio de Hussein, neto do profeta Maomé, fundador do islamismo no século VII.
Uma verdade inconveniente foi o documentário através do qual o antigo vice-presidente norte-americano Al Gore chamou a atenção do público para a ameaça das alterações climáticas, em 2006. Em Julho, estreia nos cinemas a sequela. Al Gore, de 69 anos, defende que os riscos são agora maiores, mas as
Ao largo da costa ocidental da baía de Hudson e a sul do círculo polar árctico, um urso decide de súbito entrar na fotografia. No Verão, à medida que os blocos de gelo derretem, estes animais ameaçados têm de nadar para terra.
Em astronomia, as unidades de medida são tão exorbitantes, que se torna difícil compreender o que seria percorrer 150 milhões de quilómetros, o equivalente a uma Unidade Astronómica (UA) ou a oito minutos-luz, aproximadamente a distância média entre a Terra e o Sol.
Numa praia de seixos na baía de Fundy, no Canadá, dois pilritos levantam voo enquanto o resto do bando se mantém unido. Todos os anos, estas aves marinhas migram milhares de quilómetros desde o Árctico até às regiões costeiras da América do Sul.
Chamamos-lhes macacos de Gibraltar, mas a sua distribuição é mais ampla. Brincalhões mas contemplativos, ferozes mas tímidos, estes símios do Norte de África são especiais.
Nero era um populista amante do espectáculo, atributo que perdura no lutador Alessio Legionarius Sakara, profusamente tatuado com símbolos do Império Romano.
A herança cultural do Império Romano ainda se sente, mas sabemos pouco sobre a dieta desta época. Um projecto da Universidade de Évora quer descodificar os hábitos alimentares dos romanos no nosso território.
O Parque da Paisagem das cidades de Gdansk, Gdynia e Sopot, na Polónia, muda muito durante o ano. As imagens registam o local na Primavera. Para criar esta imagem, o fotógrafo voou sobre o lago num pára-motor. A sua sombra está reflectida na água.
A 6 de Junho de 1944, as tropas aliadas invadiram a Normandia na maior operação militar da Segunda Guerra Mundial. Um dos intervenientes está a ser restaurado em Portugal.
Os turistas descem o rio Poxin a partir do troço em que este emerge das profundezas. O rio foi integrado num extenso geopark que também inclui Dashiwei Tiankeng, uma gruta colapsada com 610 metros de profundidade.
Atacados, os louva-a-deus erguem-se nas patas traseiras, acenam as dianteiras e levantam as asas, revelando manchas sugestivas em forma de olho. Estas duas fêmeas adultas, cada uma com menos de 8 centímetros, foram vistas num campo de alfafa perto de Nicósia, no Chipre.
Memória com milhões de anos para contar, a serra da Arrábida e o território adjacente são reservatórios de conhecimento, património e histórias por contar.
George Purser, de 77 anos, rega os gerânios colocados sobre uma centenária locomotiva a vapor. George adquiriu o engenho há 33 anos por 100 dólares. Antes de se tornar um canteiro de flores, a máquina foi utilizada para debulhar milho e para esterilizar solo.
No início do século XX, a abertura de uma estrada na freguesia de Capela (Penafiel), revelou sepulturas romanas e estelas funerárias, datáveis entre o século I e IV d.C.
São esquivas e inteligentes. Vigiam os humanos, mas raramente se deixam ver. É na protecção proporcionada pela escuridão da noite que as lontras vivem. E prosperam.
Ao pôr do Sol na região de Liwa, no emirado de Abu Dhabi, homens das tribos locais guiam os seus camelos para uma zona de pasto na vizinha Arábia Saudita. Estas areias movediças criam dunas em forma de meia-lua, que se movem lentamente e podem medir 150 metros de altura.
Paul Salopek é um dos primeiros viajantes dos últimos cem anos a atravessar o deserto de Hejaz, na Arábia Saudita. O aventureiro encontra um passado lendário de caravanas e peregrinos, de impérios que emergem e esmorecem.
A maior parte das pessoas não consegue cortar uma cebola sem chorar devido a um composto indutor de lágrimas libertado pelas cebolas ao serem cortadas. Na natureza, é provavelmente uma defesa contra predadores, sugere o químico Eric Block. Na cozinha, é incómodo. Por isso, cientistas japoneses e neo
Certo que ainda estamos longe da estação invernal, mas aguarde-a com expectativa: todos os anos, mais de trinta mil aves limícolas escolhem o estuário do Tejo para passar o Inverno, enquanto as áreas de reprodução (principalmente na tundra árctica) apresentam condições climáticas adversas.