Inês Sousa Real pediu hoje ao Governo que não se foque apenas nas forças de segurança e que se lembre dos bombeiros voluntários que integram o combate aos incêndios e que, disse, recebem 2,80 euros à hora. É verdade?
Durante o debate do Estado da Nação, esta manhã no Parlamento, a ex-ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou que a “instabilidade institucional no setor da Saúde tem no INEM o seu melhor exemplo”. Até porque, em apenas “10 dias, o INEM teve três presidentes”, acrescentou. Confirma-
Uma proposta que mereceu o voto contra do Bloco central e que impediu PSP, GNR e guardas prisionais de verem o seu suplemento de missão equiparado ao da Polícia Judiciária. Foi apresentada pelo Chega e validada apenas pelo BE e pelo PAN.
Esta manhã, em sessão plenária na Assembleia da República, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, recordou um “acordo político do PSD e do CDS-PP com o PS”, redigido no passado, que previa “uma baixa gradual do IRC” a partir de 2014. Verdade ou mentira?
"O contrário é que já aconteceu", ou seja, o Chega votar a favor de projetos de lei do PS na Assembleia da República, garantiu ontem à noite a líder da bancada parlamentar do PS, em debate na RTP3. Verificação de factos.
Numa publicação no Threads destaca-se que um suposto especialista – o “Dr. David Martin” – alertou, em entrevista, para os perigos que a vacina contra a Covid-19 representa para a saúde pública. Denunciou mesmo que "é uma arma biológica”. Verificação de factos.
Está a ser partilhado no Thread um vídeo que supostamente retrata o momento em que um "enorme meteoro de cor verde" atravessou o céu sobre a capital da Hungria. Verdadeiro ou falso?
Um post no Facebook alega que 81.426 portugueses emigraram em 2023, um número superior ao registado no "tempo de Salazar". Embora esse valor seja verdadeiro, não supera a emigração durante o Estado Novo, que teve picos mais altos, como em 1966.
No X/Twitter propaga-se um vídeo que exibe um jovem – alega-se ser Thomas Matthew Crooks, o homem que disparou sobre o ex-Presidente dos EUA, Donald Trump – a proferir ameaças contra os republicanos e os fascistas. Confirma-se que o jovem das imagens deste vídeo é mesmo Crooks?
No fim de mais um Campeonato Europeu de Futebol, recorda-se um episódio que terá ocorrido na última edição da prova. Segundo se lê nas redes sociais, o português Cristiano Ronaldo ignorou uma imposição da UEFA, supostamente aplicável aos capitães, para que usassem uma braçadeira com a bandeira LGBT.
Tem origem no Instagram e daí saltou para o Facebook e outras redes sociais. Supostamente mostra um imigrante a circular de bicicleta na linha do Metro de Superfície, o que obrigou o comboio a parar. Dirige-se depois até à carruagem da frente para confrontar o maquinista e acaba por dobrar as escova
Preços diferentes, falta de informação e nenhum apoio telefónico em português? Um vídeo partilhado no Youtube garante que é assim que funciona a rede de carregamento de carros elétricos em Portugal. Confirma-se?
Só passou um mês desde o início do campeonato europeu de futebol, este ano a decorrer na Alemanha, mas a Internet fez bom proveito de cada dia para partilhar teorias, falsidades e desinformações sobre o evento. A poucas horas da final, o Polígrafo reúne três mentiras que ainda fazem furor nas redes
Será que Donald Trump usou um colete à prova de bala e, só por isso, não morreu depois de uma bala ter alegadamente rasgado o seu casaco? Não. Trata-se de mais uma teoria falsa depois do ataque de ontem num comício republicano.
A teoria não é nova e muito menos verdadeira. "Os Simpsons" não previram o ataque - nem a "morte" - de Donald Trump em 2024, num comício na Pensilvânia.
Depois de Donald Trump ter sido atingido no ouvido direito, este sábado, num comício na Pensilvânia, teorias sobre o seu atirador começaram a circular nas redes sociais. Muitas delas falsas, como a que alega que um comentador desportivo italiano foi o autor dos disparos.
Publicações no Facebook alegam que Lula da Silva devolveu apenas nove dos 568 presentes recebidos durante os seus mandatos como Presidente, apesar das exigências do Tribunal de Contas da União. Confirma-se?
Alega-se no X que os pais paquistaneses estão a adotar uma estratégia para proteger as campas das filhas de forma a que estas não sejam "desenterradas e violadas". O "tweet" dirige-se aos "pais ocidentais" que "têm de parar de importar" homens como estes, numa narrativa xenófoba em relação aos paqui
Nas redes sociais, alega-se que a marca portuguesa Renova estará a recorrer a uma imagem de uma boneca com a mão distorcida – concebida com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial – para promover os seus produtos ou iniciativas. Verdade ou mentira?
Nas redes sociais, circula uma imagem que pretende dar a entender que dezenas de imigrantes de crença islâmica ter-se-ão reunido em Downing Street, em frente à residência oficial do Primeiro-Ministro britânico, para celebrar a vitória eleitoral de Keir Starmer. Porém, a imagem foi feita com recurso
A colocação de um tapete de relva sintética entre lugares de estacionamento, em Braga, gerou indignação nas redes sociais, onde se ironiza que a solução escolhida terá sido para apoiar a candidatura do município a "capital verde". Terá fundamento?
No frente-a-frente desta quinta-feira, no canal Now, o eurodeputado Bruno Gonçalves, do PS, criticou a medida, aprovada em Conselho de Ministros, que prevê uma redução gradual do IRC às empresas, de modo a atingir os 15% em 2027. Isto porque, em Portugal, “dois terços do IRC é pago por 2% das empres
Carlos Moedas escreveu ontem, no X, que o Bloco de Esquerda não defendeu os bairros de Lisboa quando fazia parte da governação, destacando o aumento do Alojamento Local entre 2011 e 2018. No entanto, o Bloco só entrou na gestão da Câmara em 2017 e forçou, junto do PS, medidas para limitar o AL, apro