Seis pessoas do concelho de Caminha estão infetadas com ‘legionella’, estando em curso uma “investigação ambiental” das autoridades de saúde para identificar a origem da infeção, disse à Lusa o presidente da Câmara.
Dezenas de médicos em greve concentraram-se hoje em frente ao Hospital Santa Maria, em Lisboa, para exigir nova reunião com o Governo, lembrando que continua em funções e com autoridade para resolver os problemas do SNS.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) promove hoje e na quarta-feira greves e manifestações e convida a população a juntar-se aos protestos em Lisboa, no Porto e em Coimbra, em defesa do Serviço Nacional de Saúde.
Mais de 1,3 milhões de portugueses com idade igual ou superior a 60 anos (32%) já foram vacinados contra a gripe, segundo dados da segunda vaga do Vacinómetro 2023/2024.
Cerca de 40% dos portugueses com diabetes tipo 2 não sabem que têm a doença, porque, segundo o endocrinologista Davide Carvalho, habitualmente não têm sintomas e não vão ao médico.
O preço dos medicamentos para a diabetes aumentou quase 50% em quatro anos, devido ao maior número de casos diagnosticados e ao preço dos fármacos mais recentes, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS).
O endocrinologista Davide Carvalho alertou hoje para que não se cometam muitos excessos na alimentação nas festas de Natal e fim de ano, considerando ser possível reverter a diabetes.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) alertou hoje os prestadores de cuidados de saúde que não podem condicionar aos utentes o acesso a elementos do seu processo clínico a troco do pagamento de montantes que possam estar em dívida.
Os benefícios do chamado refogado mediterrâneo para a saúde foram observados em experiências com ratos conduzidos por cientistas do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo.
A diabetes mata 11 pessoas por dia em Portugal. Esclareça alguns mitos sobre esta doença com a médica especialista em Medicina Interna Dora Sargento, da Clínica São João de Deus. Hoje é o Dia Mundial da Diabetes.
Oito segundos é a velocidade da diabetes a ceifar vidas, embora mais de metade dos casos tipo 2 pudessem ser travados com prevenção adequada. Hoje é o Dia Mundial da Diabetes.
São as lesões causadas pela diabetes mellitus a nível da retina, no olho, que dão origem à retinopatia diabética que, na sua forma mais grave, é a principal causa de cegueira irreversível em indivíduos de idade ativa, abaixo dos 60 anos, frisa o médico oftalmologista Manuel Monteiro Grillo.
Estudo realizado no Brasil mostra que a comunicação entre as árvores se dá por meio da libertação de compostos voláteis. Segundo os autores, essas moléculas poderão ser usadas no fabrico de insumos para tratar a infeção conhecida como bronzeamento letal.
O bastonário da Ordem dos Médicos apelou hoje às administrações hospitalares para falarem verdade e serem transparentes, afirmando que há dezenas de queixas de que as urgências estão a funcionar com equipas que não cumprem os rácios mínimos.
O Hospital Padre Américo, em Penafiel, encerra na terça-feira a urgência de pediatria, mas reabriu hoje o bloco de partos, segundo anúncio do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Conclusão é de estudo com roedores feito no Brasil. Cientistas pretenderam mimetizar na experiência os níveis de ftalatos – alguns dos contaminantes do lixo plástico – observados no sangue e na urina de mulheres grávidas.
As autoridades sanitárias moçambicanas confirmaram na última semana mais 388 casos de cólera no país, num surto que desde setembro de 2022 já provocou 150 mortos, segundo dados oficiais.
Os médicos suspenderam o tratamento para manter viva Indi Gregory, uma bebé britânica que sofre de uma doença incurável e que está no centro de uma batalha entre os seus pais e o hospital, anunciou o grupo Christian Concern, que apoia o casal.
Uma em cada três crianças em todo o mundo (739 milhões) vive em áreas com escassez de água elevada ou muito elevada, situação que pode ser agravada devido às alterações climáticas, alerta um relatório da UNICEF hoje divulgado.
A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) saudou hoje a publicação por parte da Direção Executiva do SNS de um plano de reorganização das urgências semanal, assegurando que vão trabalhar em conjunto para garantir que chegue a “bom porto”.
Grupos de risco, como é o caso de quem já passou os 65 anos e de quem sofre de doenças crónicas, devem estar particularmente protegidos contra doenças graves e potencialmente fatais como a pneumonia. Um artigo do médico José Alves, pneumologista e presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.
Todos os dias são internadas 81 pessoas com pneumonia, 16 acabam por morrer. Ou seja, a cada hora e meia morre uma pessoa vítima daquela que é uma das principais causas de morte prevenível em Portugal. Hoje é o Dia Mundial da Pneumonia.