A farmacêutica Gilead Sciences distinguiu hoje 13 projetos de investigação e intervenção comunitária em Portugal na área da oncologia e virologia, com destaque para ações de prevenção de doenças infecciosas ou estudos inovadores na área genética.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exigiu hoje a admissão de mais daqueles profissionais para o Hospital da Guarda para “a superação da elevada sobrecarga de trabalho” agravada pela ausência de médico de medicina interna aos fins de semana na Urgência.
Quase 90% dos inquiridos num estudo sobre perceções sobre a infância consideram que a pobreza é das situações que mais prejudicam o desenvolvimento infantil, logo à frente das situações de conflito e violência entre progenitores.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) acusou hoje o ministro da Saúde de "empurrar o país para uma tragédia anunciada" com risco de mortes, e considerou que a proposta do Governo para aqueles profissionais está "cheia de desigualdades".
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) avisou que foi ultrapassada a "linha vermelha" no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que "tudo está nas mãos do Governo", alertando que "mais do que intenções é preciso concretizar".
Cerca de 50 farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) protestaram ontem à porta do Palácio da Bola, no Porto, contra a falta de vontade do Governo em debater a sua situação profissional.
Os médicos iniciaram às 00:00 de hoje dois dias de greve e vão manifestar-se à tarde em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, para que "a defesa da carreira médica e do SNS sejam uma realidade", segundo a federação sindical.
O lúpus é uma doença que, se não for corretamente diagnosticada e adequadamente tratada, pode ter efeitos devastadores na vida dos doentes e, em casos mais graves, pode até comprometer a sobrevivência destes. Conversámos sobre esta doença com o médico Diogo Jesus, reumatologista no Centro Hospitalar
Sofia Silva Ribeiro, doente de lúpus e psicóloga clínica, conta ao SAPO Lifestyle como aprendeu a enfrentar a doença e a domá-la. Hoje representa a Associação de Doentes com Lúpus, enquanto membro, e sente que a patologia autoimune de que padece está sob controlo, ainda que haja "dias menos bons".
A maioria das escolas e dos pais desconhece que as crianças do pré-escolar e 1.º ciclo podem optar por bebidas vegetais gratuitas em alternativa ao leite de vaca, revela um estudo da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).
Em Portugal, o cancro do intestino mata 12 pessoas por dia e todos os anos são diagnosticados mais de onze mil casos. Atendendo a esta realidade, o Presidente Executivo da Associação de Apoio a Doentes com Cancro Digestivo (Europacolon Portugal) lamentou a falta de rastreio. Em entrevista ao HealthN
O BE anunciou hoje cinco propostas orçamentais para evitar "o princípio do fim do SNS", entre as quais um aumento de 15% de todos os salários dos profissionais, um suplemento de risco e penosidade e um regime de exclusividade.
Uma em cada quatro mulheres que interrompeu voluntariamente a gravidez em 2022 tinha entre os 20 e os 24 anos, revela um relatório da DGS, que aponta um aumento de 15% no número de abortos realizados face a 2021.
As estruturas representativas dos médicos reúnem-se hoje de emergência em Fórum Médico para discutir a atual crise nas urgências e as negociações com o Governo sobre salários e a carreira médica.
Médicos em Gaza alertaram que milhares de pessoas podem morrer se os hospitais, lotados com feridos, ficarem sem combustível e sem produtos essenciais.
Já assistiu a algum vídeo de uma pessoa a estalar a coluna? As gravações são cada vez mais comuns nas redes sociais. Luiz Felipe Carvalho, médico ortopedista, adverte para os riscos que a prática pode ter no organismo a longo prazo.
As dores de costas podem ser consequência de inúmeros fatores, entre eles, o estilo de vida sedentário, com ausência da prática de exercício físico no topo da lista.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse hoje que o problema crónico das urgências em Portugal não será resolvido com urgências rotativas, mas com a generalização dos bons exemplos já existentes.
O ministro da Saúde disse hoje que para haver acordo com os médicos “é preciso boa vontade das duas partes” e pediu “a todos sem exceção” que olhem para o “enorme valor” da proposta apresentada pelo Governo na quinta-feira.
Definir critérios para aplicar às teleconsultas, adaptar o modelo B das Unidades de Saúde Familiar (USF) nas zonas de grande dispersão populacional e eliminar a referência ao modelo C são algumas propostas da associação das USF.
Cientistas de todo o mundo conseguiram criar o primeiro ‘altas’ das células que compõem o cérebro humano, um trabalho revolucionário que abre perspetivas para o desenvolvimento de tratamentos e a cura de doenças cerebrais como esquizofrenia ou Alzheimer.
O primeiro-ministro reúne-se hoje com o diretor executivo do SNS, um dia depois de os estatutos deste organismo, em funções há um ano, terem sido publicados e quando Governo e sindicatos médicos ainda não chegaram a acordo sobre aumentos salariais.