"Urgência de lés-a-lés" é o tema geral do 8.º Congresso Nacional de Urgência, que se irá realizar de 6 a 8 de outubro, no Hotel Premium Chaves | Aquae Flaviae.
O uso de máscara voltou a ser obrigatório no internamento nos hospitais Santa Maria e Pulido Valente, na sequência do aumento do número de casos de covid-19, para interromper possíveis cadeias de transmissão da doença, segundo um responsável hospitalar.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de um Cartão Europeu de Deficiência e outro de estacionamento para pessoas com deficiência, válidos em toda a União Europeia (UE) e que complementem os nacionais, sendo também emitidos pelos Estados-membros.
Uma petição que alerta para os problemas que afetam os farmacêuticos a exercer em instituições públicas e reivindica a valorização da profissão e melhores condições de trabalho, com perto de 10 mil assinaturas, é entregue hoje na Assembleia da República.
Os novos casos de cancro entre pessoas com menos de 50 anos aumentaram 79,1% em todo o mundo entre 1990 e 2019, enquanto o número de mortes subiu 27,7%, de acordo com um estudo publicado no BMJ Oncology.
Um norte-americano de 72 anos, que cumpriu 7 anos de prisão por uma vilação que não cometeu, foi inocentado, quase cinco décadas depois, graças a um novo exame de ADN, anunciaram as autoridades esta semana.
Sabia que apenas 32,3% dos portugueses têm a dentição completa e que 30% não tem capacidade financeira para consultar um médico dentista? Ou que quatro em cada 10 residentes não realiza uma consulta há mais de um ano?
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) espera uma adesão elevadíssima dos médicos da Administração Regional de Saúde do Norte à greve que começou hoje e exige que o Governo trave “de uma vez por todas” o desinvestimento na carreira médica.
Seis médicos do serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, apresentaram a demissão, incluindo a ex-diretora de obstetrícia, Luísa Pinto, que fala em condições de insegurança e acusa a administração de falta de respeito.
A campanha “Suspeito de Fibrose Pulmonar, Procura-se”, que é lançada quinta-feira, pretende alertar para uma doença rara que poderá ter uma progressão mais lenta, quanto mais precoce for o diagnóstico, disse hoje o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Uma Ambulância de Transporte de Doentes Múltiplos (ATDM) dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de ÂNCORA, em Caminha, foi roubada hoje, em frente ao quartel, revelou o presidente da federação distrital de bombeiros.
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que o alargamento da vacinação contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) em adolescentes e jovens adultos do sexo masculino deve estender-se até aos 26 anos.
A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) mandou abrir, de imediato, um processo de averiguações ao caso do homem de 89 anos que morreu no exterior da extensão de saúde de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar.
A competição SensUs2023, na Universidade Técnica de Eindhoven, Países Baixos, reuniu estudantes de todo o mundo para desenvolver e testar sensores que detetam traumatismo cranioencefálico (TCE).
A adesão à greve distrital dos farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde está nos 87%, segundo dados divulgados hoje à Lusa pelo Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera urgente aumentar o investimento em inovação e na inclusão de forma a “colher os frutos que a saúde digital tem para oferecer”, foi hoje divulgado num simpósio que decorre no Porto.
O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ressalvou hoje que a anunciada reforma na saúde, que diz ser a maior nos 44 anos do SNS, “não foi feita em cima do joelho”.
O Governo afirma ter criado 9.000 novas vagas gratuitas em creches nos últimos dois meses, graças à portaria para aumento da capacidade de resposta, havendo atualmente, no global, 85 mil vagas, segundo a ministra do Trabalho.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) apelou hoje, numa carta aberta dirigida aos deputados, a uma “discriminação positiva” nas dotações de recursos financeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Orçamento do Estado 2024.
Cerca de duas dezenas de médicos manifestaram-se hoje à margem de um simpósio da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Porto, para que “o mundo inteiro ouça o grito de alerta” por melhores salários e condições de trabalho.