Os biólogos norte-americanos Victor Ambros, 70 anos, e Gary Ruvkun, 72 anos, são os galardoados com o Prémio Nobel da Medicina 2024. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, na Suécia. Os dois cientistas descobriram a molécula de microRNA, responsável por regular a expressão das células no nosso organismo.

O comité Nobel distinguiu a identificação de um novo mecanismo de regulação das células, as modificações pós-transcricionais, ao nível microRNA para permitir a formação das proteínas necessárias para executar as várias funções no organismo. Apesar do nome, a descoberta não tem qualquer associação com a última geração de vacinas que a humanidade ficou a conhecer durante a pandemia.

O passo em frente dado no conhecimento por Victor Ambros e Gary Ruvkun ainda não tem uma aplicação imediata identificada, mas é muito promissora. Segundo o comité Nobel, a descoberta é importante para saber mais sobre o desenvolvimento embrionário, a fisiologia humana e até os tumores. E, neste caso, de uma forma muito direta de entender: os tumores usam redes de microRNA para crescerem.