O fim de um sonho acabou por se tornar num dos maiores símbolos de união e solidariedade alguma vez vistos nos Jogos Olímpicos. Tudo aconteceu durante a semifinal da modalidade de badminton protagonizada por Carolina Marín e He Bingjiao enquanto lutavam pelo lugar mais alto do pódio. Durante a partida, a jogadora espanhola sofreu uma dolorosa lesão no joelho que a levou em lágrimas ao chão. A favorita à vitória acabou por ser obrigada a desistir antes do final da partida e abdicar de mais um título olímpico.

No entanto, o abandono forçado da jogadora espanhola está a correr o mundo por outras razões. He Bingjiao nunca se mostrou indiferente ao sofrimento da adversária, desde que esta caiu no chão pela primeira vez. Depois de um abraço sentido entre as duas, a jogadora chinesa rumou à final onde acabou por ser derrotada pela "número um" do mundo, An Se Young, que conquistou a medalha de ouro.

Foi durante a cerimónia de entrega das medalhas olímpicas que He Bingjiao, diretamente do 2.º lugar do pódio, fez o que ninguém esperava. Ao mesmo tempo em que, na mão esquerda, segurava a medalha de prata, na mão direita homenageava Carolina Marín ao segurar um pin com a bandeira de Espanha.

O gesto da jogadora chinesa foi alvo de elogios em todo o mundo, incluindo da própria Carolin Marín. Numa publicação na rede social Instagram, a jogadora espanhola agradeceu o gesto de He Bingjiao e relembrou que o desportivismo está acima de tudo.

"O momento no pódio é um dos gestos mais lindos que já fizeram por mim e serei sempre extremamente grata", escreveu a campeã olímpica no Rio 2016 e tricampeã mundial de 31 anos.

Esta não foi a primeira vez que Carolina Marín sofreu uma lesão com esta gravidade.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, a espanhola sofreu uma rotura do ligamento cruzado e dos meniscos do joelho esquerdo que a impediu de defender o título olímpico na competição desse ano que, devido à pandemia da COVID-19, se realizou em 2021.

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: