Benfica entra esta quarta-feira em cena na Taça da Liga, onde, por ter sido o segundo classificado na última edição do campeonato, tem encontro marcado com o vencedor da II Liga, Santa Clara.

Claro que agora a formação açoriana já não é imediatamente associada a essa bela campanha que fez no segundo escalão, mas sim ao notável trabalho que tem feito na Primeira Liga. São seis vitórias em nove jogos desde a subida, o que coloca a equipa recém-promovida s num impressionante quarto posto, a apenas um ponto das águias.

Se a campanha do Santa Clara não está a ser perfeita, é porque, naturalmente, há adversários de um nível diferente. Aliás, dos três jogos que não terminaram em vitória em 2024/25, dois foram frente ao FC Porto e Benfica! O resultado mais pesado foi o 4-1 na visita à Luz, mas essa noite deu ensinamentos relevantes a Vasco Matos, que tentará repetir a entrada da sua equipa (marcou muito cedo) mas não o que se seguiu.

Do lado encarnado, a saúde é ainda maior. O Benfica venceu sete dos oito jogos disputados desde a chegada de Bruno Lage, sendo que o único desaire (1-3 na receção ao Feyenoord) já foi seguido de uma boa reação no campeonato: as águias bateram o Rio Ave por 5-0.

Benfica bateu Santa Clara por 4-1, no jogo que marcou o regresso de Lage @Rogério Ferreira / Kapta+
A Taça da Liga seria uma boa oportunidade para rotação na equipa do Benfica, mas o treinador, na sua antevisão, apontou à «consistência» e às dificuldades que podem surgir de muitas alterações no onze antes da criação de uma «base sólida». Ainda assim, há nomes muito mais óbvios do que outros no que toca à possibilidade de uma oportunidade no onze: desde logo, Zeki Amdouni ou António Silva.

O favoritismo da equipa da casa é indiscutível nesta ocasião, mas esse estatuto alarga-se ainda mais quando tido em conta o histórico do confronto. Dos 18 jogos entre estas duas equipas, 15 terminaram em vitória do Benfica, sendo que o Santa Clara só por uma vez saiu vitorioso. Os dados aproximam uma equipa da final four, onde se espera jogo grande, mas isso terá de ser conquistado em campo.