A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) deu início ao 13.º Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENJA) que decorre durante todo o fim-de-semana em Óbidos. 

O evento que conta com a presença de aproximadamente 140 jovens árbitros dos 14 aos 18 anos, vindos de todo o país incluído ilhas, sendo na sua totalidade cerca de 200 pessoas envolvidas. A abertura Oficial foi marcada pelas intervenções de Filipe Daniel, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, Manuel Nunes, da Associação de Futebol de Leiria, e Carlos Amado, presidente do conselho de arbitragem da AF Leiria. O primeiro dia de evento foi ainda marcado pela mesa redonda que juntou Luís Godinho, Ukra, Francisco Neto e Pauleta sob o tema 'O Caminho da Excelência'. Os convidados partilharam as suas histórias com os jovens, destacando detalhes dos seus percursos profissionais e inspirando os mais novos.

"É em momentos como este - em que juntamos mais de uma centena de jovens com o sonho da arbitragem - que o trabalho diário da APAF ganha sentido. É com muito orgulho que damos as boas-vindas a todos e que assumimos o compromisso de tornar este fim-de-semana uma experiência única de partilha de conhecimento e de reforço da mensagem que pretendemos para a Arbitragem Nacional: O Jogo de Amanhã, a excelência de hoje", sublinhou o presidente Luciano Gonçalves sobre o primeiro dia do evento.

Após a mesa redonda, Luís Godinho disse que "o caminho da excelência tem dias menos bons" e quando questionado sobre quais os pilares de excelência não teve dúvidas: "Sem dúvida a minha família." Já Pauleta, internacional português e jogador do Sporting, fez questão de deixar a mensagem de que "o caminho da excelência não é fácil" e sublinhou: "Nunca podemos desistir dos nossos sonhos." Ukra, que terminou recentemente a carreira, também esteve presente e deixou bem claro: "Eu não vivo para os outros eu vivo para mim." Por sua vez, Francisco Neto, selecionador nacional feminino, atirou: "É importante ter humildade para fazermos uma reflexão quando estamos menos bem."