A CORRIDA: ITALIANO PASSA MARTÍN NA ÚLTIMA VOLTA E ATENUA OS EFEITOS DA QUEDA DO COLEGA DE EQUIPA

Na última ronda do campeonato de MotoGP antes da ida para o continente asiático, houve mais um desenvolvimento interessante no campeonato de pilotos. Francesco Bagnaia, que costuma ser fortíssimo em Misano, caiu durante o Grande Prémio da Emilia-Romagna, mas Jorge Martín não conseguiu aproveitar ao máximo.

Bagnaia e Martín saíam das duas primeiras posições, e, apesar de Martín arrancar melhor, Pecco passou mesmo para a frente com uma excelente manobra na curva 2. Ainda assim, tanto Martín como Enea Bastianini pareciam estar mais rápidos do que o campeão nas primeiras voltas, com Martín a passar primeiro e Bastianini a atacar umas voltas depois para chegar ao segundo lugar.

A partir daí, parecia que a luta pela vitória era feita entre o 89 e o 23, com Bagnaia a rodar num solitário terceiro lugar, até que Pecco começou a forçar o ritmo a cerca de dez voltas do fim, tentando aproximar-se. Contudo, quando ainda estava a 1.9 segundos do segundo lugar, Bagnaia caiu sozinho, terminando ali a corrida.

A luta pela vitória passava a ser definitivamente a dois, com Martín a tentar segurar um Enea Bastianini que também estava a tentar forçar o ritmo nas últimas voltas. Até que, na última volta, Bastianini passou de forma musculada, com Martín a sair de pista e a protestar com a ultrapassagem do italiano. Seja como for, Bastianini festejou a vitória, com Martín a terminar em segundo e Marc Márquez a ficar em terceiro após a queda de Bagnaia.

Marco Bezzecchi terminou no quarto lugar, à frente de Franco Morbidelli e Maverick Viñales, dois pilotos que ultrapassaram Fabio Quartararo na última volta, com o francês a terminar em sétimo. Aleix Espargaró fechou no oitavo posto, com Álex Márquez em nono (belíssima recuperação, pois começava em 21.º) e Miguel Oliveira a fechar o top-10. O português esteve sempre em lutas próximas do top-10, com pilotos como Fabio Di Giannantonio e Jack Miller, que acabaram mais atrás por motivos diferentes (Miller teve uma acentuada quebra de ritmo, Diggia teve de cumprir uma long lap por limites de pista).

Para o campeonato, isto faz com que Jorge Martín tenha uma vantagem de 24 pontos sobre Francesco Bagnaia antes da próxima prova, na Indonésia. Já Enea Bastianini ocupa o terceiro lugar, com um ponto de vantagem sobre Marc Márquez.

PILOTO DO DIA

Enea Bastianini – O italiano já perdeu bastante terreno para Bagnaia e Martín no campeonato, mas mostrou hoje que é perfeitamente capaz de lutar com ambos por vitórias, sendo também capaz de fazer ultrapassagens no limite como a que executou na última volta.

DESILUSÃO DO DIA

Francesco Bagnaia – Os campeonatos também são ganhos por aqueles que cometem o menor número de erros. Martín e Bagnaia têm cometido alguns ao longo da época e hoje foi a vez do italiano, com uma queda quando tentava chegar-se aos dois da frente.