Kalle Rovanperä ultrapassou Elfyn Evans para assumir a liderança do Rally Chile após uma dramática e nevoenta SS11, alterando a classificação na 11ª ronda do Campeonato do Mundo de Rally.

Evans parecia estar no controle, aumentando a sua vantagem para 13.6 segundos com mais uma vitória de etapa para iniciar a sessão da tarde. No entanto, o denso nevoeiro que envolveu a etapa de Lota virou o rally de pernas para o ar, com a visibilidade a cair para quase zero.

Rovanperä, que ficou atordoado com as condições, comentou: “Não acho que alguma vez tenha conduzido em condições assim num carro de rally.” Apesar dos desafios, o piloto finlandês conseguiu o segundo melhor tempo na etapa, apenas cinco segundos atrás de Thierry Neuville, que se aproximou do seu colega de equipa da Hyundai, Ott Tänak, reduzindo a diferença para apenas 14.2 segundos.

Evans, no entanto, foi o mais afetado pelo nevoeiro, perdendo impressionantes 19.1 segundos para Rovanperä. O galês caiu para o segundo lugar, agora a 5.5 segundos do seu colega de equipa da Toyota. “Não conseguia ver além do capô, por isso não sei como se deve fazer rally nessas condições, realmente,” disse Evans. “É louco, mas tudo bem.”

Mais abaixo na classificação, Sami Pajari perdeu terreno para os pilotos da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, optando por abrandar nas condições traiçoeiras. Fourmaux está 3.3 segundos à frente de Munster, que por sua vez está 4.6 segundos à frente de Pajari.

Esapekka Lappi, já isolado no oitavo lugar, complicou ainda mais os seus problemas ao fazer o check-in dois minutos antes na SS11, incorrendo numa penalização de dois minutos. Aceitando o seu destino, Lappi abrandou o ritmo para conservar o seu carro e pneus.

No WRC2, a liderança de Oliver Solberg evaporou após um furo que o forçou a parar e a mudar um pneu, custando-lhe um minuto e meio e fazendo-o descer na classificação.

O rali continua a ser uma batalha de atrição, com as condições meteorológicas extremas a adicionarem uma camada extra de imprevisibilidade a um evento já desafiante.