Decorridos alguns meses desde o fracasso no Euro 2024, numa altura em que a poeira já estava a assentar, Portugal vai agora iniciar um novo ciclo sob o comando de Roberto Martínez.

Arranca esta quinta-feira a quarta edição da Liga das Nações, onde a seleção nacional segue no escalão de topo e com acesso ao grande troféu. O primeiro jogo, marcado para esta quinta-feira, será frente à equipa que promete dar mais luta pelo primeiro lugar do grupo: a Croácia.

É um teste de fogo logo a abrir. Caso haja dúvidas disso, basta recordar que a equipa croata já celebrou uma vitória em solo português este ano (1-2), no último jogo de preparação para o Campeonato da Europa. Muito mudou desde então, e a própria Croácia também desapontou nessa prova (caiu na fase de grupos), mas o aviso é válido.

Croácia já venceu Portugal este ano @Kapta+
O selecionador aproveitou esta mudança de ciclo para chamar alguns jogadores com quem ainda não trabalhara. Rui Silva, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão, Renato Veiga, Tiago Santos e Geovany Quenda foram convocados e espreitam tempo de jogo (estreia absoluta, no caso dos últimos três), mas esse dado não apaga a importância de uma vitória...

Ciente disso, Martínez prometeu uma equipa «cheia de energia e vontade, ansiosa de voltar ao campo». Veremos a partir das 19h45, no Estádio da Luz, se isso se confirma.

«Surpresas» no onze luso e novidades croatas

Primeiro jogo desde a eliminação do Euro @Getty /
Outra garantia que o selecionador nacional deu na conferência de imprensa de antevisão ao jogo foi a de que o onze inicial incluirá algumas «surpresas», embora o elevado volume de talento à sua disposição dificulte uma previsão. Quenda foi o que ouviu mais elogios do treinador - Bernardo Silva também acredita que o jovem de 17 anos lhe roubará o lugar -, mas a titularidade parece, para já, improvável.

Do lado visitante, os cityzens Kovacic e Gvardiol têm sido os maiores destaques de uma equipa que ainda tem Luka Modric como figura e capitão. Falta Brozovic, o louco que se despediu da seleção com 99 internacionalizações, mas Baturina e Sucic conferem juventude ao meio-campo. A grande novidade é Ivan Matanovic, ponta de lança de 21 anos que aponta à estreia.