A onda de solidariedade cresce a cada minuto que passa em Espanha na sequência da tragédia imensa que a depressão DANA provocou principalmente na Comunidade Valenciana e cujo balanço é de 158 mortos confirmados havendo ainda dezenas de desaparecidos. Sem perder tempo, o Real Madrid anunciou uma campanha de angariação de fundos para as vítimas desta catástrofe, por via da sua Fundação e da Cruz Vermelha. Primeiro ato: os merengues doaram 1 milhão de euros.

«A Fundação Real Madrid e a Cruz Vermelha lançaram hoje uma campanha de angariação de fundos para apoiar as pessoas afetadas pela tempestade. O Real Madrid decidiu apoiar esta campanha com a doação de um milhão de euros para ajudar as numerosas famílias que se encontram em situação crítica e precisam de toda a nossa ajuda e solidariedade», pode ler-se em comunicado oficial do clube da capital espanhola.

«Cada contribuição pode ser essencial para ajudar quem perdeu tudo», acrescentou o Real Madrid.

Recorde-se que a equipa de Carlo Ancelotti defrontaria este fim de semana o Valência, no estádio Mestalla, mas o duelo foi adiado, por motivos óbvios. Vinícius Júnior, que, na fase final da época passada, foi alvo de racismo precisamente naquele recinto — na sequência da acusação três adeptos valencianos foram detidos em junho —, foi um dos primeiros a expressar solidariedade com as vítimas da tragédia que assolou a zona este de Espanha.